NOTÍCIAS

Programa “HumanizAção” já realizou mais de 4,4 mil abordagens sociais e encaminhou mais de 600 pessoas de volta ao lar em 2022

 

Desde o início deste ano, as equipes do programa “HumanizAção” já realizaram 4.473 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 3.764 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Além disso, mais de 600 pessoas conseguiram retornar para os seus lares, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura de Sorocaba, sempre nas situações em que há o desejo da pessoa e a viabilidade para que isso aconteça.

Em 2021, ano em que o programa “HumanizAção” foi lançado, a Prefeitura de Sorocaba realizou um total de 10.173 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, em todas as regiões da cidade. Ao longo do ano, 8.574 encaminhamentos foram feitos, sendo 115 ao Centro de Triagem, 8.424 ao SOS Sorocaba e 35 para o recebimento de cuidados em saúde. Além disso, 1.106 pessoas foram reconduzidas às suas famílias de origem, contando com o suporte do Município.

Após aceitar o acolhimento no SOS, as pessoas atendidas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para os serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“Nosso trabalho nessas ações conta com a atuação multidisciplinar de profissionais de diferentes pastas da Prefeitura. É um trabalho conjunto que, pelo seu êxito, vem se tornando conhecido e até procurado espontaneamente, em muitos casos, por pessoas em situação de rua. Por isso, a maioria já aceita os serviços oferecidos pelo programa ‘HumanizAção’ e busca uma mudança real de situação de vida”, afirma o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

Ações diárias Nos fins de semana, o trabalho também não para. Ao longo deste domingo (8), as equipes do programa “HumanizAção” realizaram 14 abordagens sociais especializadas, em 13 pontos da cidade, sendo que nove pessoas em situação de rua aceitaram acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes; Rodoviária; Praça Pedro de Toledo, Avenida Itavuvu; Rua São Bento; Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (km 80); Praça Lions; proximidades do Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre, e Praça Dom Tadeu Strunck. Além disso, a partir de informações recebidas de munícipes, os profissionais também estiveram na Avenida Barão de Tatuí; Avenida Washington Luiz; Avenida Cel. Nogueira Padilha e Largo do Líder.

O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central, Secretaria da Cidadania (Secid), contando com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e agentes do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Foto: GCM/Divulgação