NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba recebe doação de exemplares de livro que conta a história da motocicleta no Brasil

O prefeito Rodrigo Manga recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), no sexto andar do Paço Municipal, ao lado do secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, a visita do piloto e jornalista Carlãozinho Coachman, autor do livro “Duas Rodas e uma Nação” e criador do projeto Motostory – A História da Motocicleta no Brasil, que doou 25 exemplares de sua obra ao Município.

Viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, em mais de 250 páginas, a publicação conta a história da motocicleta no Brasil, nos últimos 120 anos.

Com intenso trabalho de pesquisa baseado em relatos, documentos, relatórios e publicações, desde o início do século XX, a obra reúne a trajetória da motocicleta no País, incluindo personagens, fotos e detalhes de cada modelo que fizeram – e ainda fazem – parte da história do sexto maior mercado motociclístico do mundo.

Filho de Carlão Coachman, falecido em 2006, considerado um dos maiores incentivadores do esporte sobre duas rodas no País e fundador da categoria Trial no Brasil, Carlãozinho Coachman conta que a obra levou 18 anos para ser concluída. “Todo esse trabalho teve início em 2004, com meu pai ainda vivo, quando decidimos escrever um livro, e foi finalizado em meio à pandemia. A mola propulsora desse projeto foi garantir o registro histórico dos 120 anos da motocicleta em terras brasileiras, assim como valorizar a história do nosso Brasil”, conta o autor.

“Foi muito especial receber essa visita e conhecer essa publicação tão interessante, que resgata a história do motociclismo no Brasil. Agradeço ao secretário Zamuner por essa oportunidade”, declarou o prefeito, que recebeu um exemplar com dedicatória do autor.

“Trata-se de um importante e rico registro histórico sobre o tema, do qual a população sorocabana terá acesso gratuito em nossas bibliotecas”, afirmou o secretário de Cultura. De acordo com informações da pasta, os exemplares de “Duas Rodas e uma Nação” serão distribuídos na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, entre outros espaços públicos culturais da cidade.

“Gratidão pela maneira como Sorocaba recebeu minha visita, em especial o secretário Luiz Zamuner, estudioso e colecionador, além de profundo conhecedor da nossa história, e ao prefeito Rodrigo Manga, por ter me recebido em seu gabinete, em meio à sua agenda tão apertada. Espero que a cidade aprecie o nosso trabalho. É uma pequena contribuição para a nossa memória”, destacou Carlãozinho Coachman.

Os leitores terão acesso, na primeira parte do livro, ao relato histórico sobre a motocicleta no País, organizado por décadas, de 1900 a 2000. Já, na segunda parte da obra, é possível ter acesso a informações e curiosidades a respeito de 92 motocicletas brasileiras, como, por exemplo, a Montesa Cota 247, produzida entre 1968 e 1977, moto que deu forma ao Trial brasileiro e marcou profundamente a história de Carlão e Carlãozinho Coachman.

A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: [email protected]