NOTÍCIAS

Alunos de escola estadual de Piedade participam de visitas monitoradas no Zoo de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu, nestas quinta e sexta-feiras (12 e 13), alunos do 6º e do 7º ano da E.E. “Profª Maria Paula Ramalho Paes”, de Piedade (SP), para uma visita monitorada. A atividade teve como objetivo apresentar o cartão-postal de Sorocaba de uma maneira especial e ensinar aos estudantes quais são as funções de um zoológico, aliando conhecimento e lazer, além de aproximá-los da natureza, sensibilizando para a importância da conservação do meio ambiente.

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

As visitas monitoradas no Zoo de Sorocaba foram agendadas pelas professoras de Português da escola estadual e cada turma trabalhou um tema, durante a atividade. Na quinta-feira, os alunos aprenderam sobre Fake News. Para isso, a equipe de Educação Ambiental da Sema abordou as informações falsas já circuladas sobre o Zoo. Já, a turma de sexta-feira trabalhou o tema da memória afetiva. A maioria dos alunos de Piedade já havia visitado o Zoológico de Sorocaba e tinha lembranças queridas relacionadas ao local.

Durante a atividade educativa, os grupos escolares também conheceram mais sobre as características e curiosidades de algumas das espécies da região de Sorocaba que habitam o Zoo Municipal, como o muriqui-do-sul. Eles também visitaram o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades, além do Setor de Biologia e Veterinária, responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações sobre as visitas monitoradas podem ser obtidas pelos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone: (15) 3227-5454.