NOTÍCIAS

Terminal e estação do Sistema BRT na Zona Norte recebem placas denominativas

 

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes deram continuidade, nesta sexta-feira (13), ao processo de denominação das estações do BRT em Sorocaba. Mais uma delas, no Jardim Botucatu, além do próprio Terminal São Bento, ambos na Zona Norte da cidade, receberam a instalação de placas denominativas, em homenagem a pessoas ilustres.

Na ocasião, houve atos oficiais de descerramento das placas, que tiveram a participação do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, mais o representante do BRT Sorocaba, Gustavo Barata.

O vereador Cristiano Passos e sua esposa, Gilvane, também prestigiaram os atos, além dos familiares dos homenageados. O vereador é autor dos projetos de denominação dessas duas instalações do BRT, já aprovados na Câmara Municipal e sancionados pelo Executivo. O Terminal São Bento, agora, leva o nome de “Marcos Humberto de Alcântara” (Lei nº 12.296/21), enquanto a Estação Jardim Botucatu, o de “Dr. Ruy Elias Medeiros Junior” (Lei nº 12.298/21).

Marcos Humberto de Alcântara era advogado e morreu aos 44 anos, em outubro de 2020, vítima de câncer. Natural de São José dos Campos, atuou no meio político, com destaque, inclusive, na formação de novas lideranças regionais. “Tinha um espírito de liderança e força de vontade. Agradecemos por essa homenagem e eternização do nome dele nesse empreendimento”, disse a esposa do homenageado, Cristiane de Alcântara, acompanhada dos familiares Claudiane (cunhada), Erivelton (cunhado) e Geovana (sobrinha).

Também advogado, Ruy Elias Medeiros Junior faleceu em agosto de 2020, vítima da Covid-19. Natural de Santo André, em 1978 veio morar em Sorocaba e, em 1995, tomou posse como procurador na Prefeitura. “Atuou com dedicação no serviço público. Essa denominação é um privilégio, que vai ficar para sempre na lembrança de todos nós”, disse Silvana Medeiros, esposa de Ruy, ao lado do filho, João Victor, e da mãe do homenageado, Regina.

Cada estação e terminal do BRT tem o nome do bairro ou de algum ponto de referência de onde está localizado, como forma de facilitar a identificação por parte do usuário, e também recebe a denominação de homenagem. Em todas as unidades recém-denominadas, a empresa BRT tem providenciado a inscrição, com o nome de cada homenageado, também do lado de fora delas, além das placas instaladas no interior.

“Para todos os familiares das pessoas aqui enaltecidas, fica a lembrança de uma vida que permanecerá para sempre nos corações e, agora, por meio de uma homenagem, como esta, têm seus nomes também marcados na história da nossa cidade, como forma de agradecimento e reconhecimento por seus feitos”, completou o prefeito Rodrigo Manga.