NOTÍCIAS

Exposição “O Tropeiro” é atração gratuita na Biblioteca Infantil de Sorocaba até o dia 31 de maio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove, a partir desta sexta-feira (20), a exposição “O Tropeiro”, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada no Centro de Sorocaba. Voltada ao público infantil, a mostra gratuita reúne imagens, objetos e textos sobre o tema, de uma forma lúdica e divertida.

A atividade cultural faz parte da programação da 55ª Semana do Tropeiro e permanecerá em cartaz até o dia 31 de maio. O objetivo da exposição é aproximar, principalmente, as crianças da cultura tropeira, mantendo viva na memória a participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, que influenciou o desenvolvimento de várias regiões do Brasil.

Na Biblioteca Infantil, os visitantes podem conferir mulinhas confeccionadas por artistas locais e que retratam a tropa xucra e a arreada, além de objetos, como a barrigueira, utilizada para prender a sela no animal de carga, arreio, ferradura e escovadeira. O público ainda pode conhecer alguns livros que fazem parte do acervo da unidade municipal e que tratam sobre o Tropeirismo.

A mostra “O Tropeiro” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231.5723.