NOTÍCIAS

Mais cinco estações do Sistema BRT na Av. Itavuvu recebem placas denominativas

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes oficializaram, nesta sexta-feira (20), o processo de denominação de mais cinco estações do BRT em Sorocaba, todas elas localizadas ao longo da Avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade. Cada uma recebeu a instalação de placa denominativa, em homenagem a uma pessoa ilustre. O descerramento das placas denominativas contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, mais Cristiane Liza e Beatriz Mattezi, representantes do BRT Sorocaba, e dos respectivos vereadores que sugeriram os nomes para cada uma das estações, via projeto aprovado na Câmara Municipal e sancionado como lei.

A Estação Jardim São Camilo recebeu o nome do Professor Rubens Pereira de Paula, por recomendação do vereador Silvano Junior (Lei nº 12.503/22). Filho do homenageado, Roberto Pereira de Paula agradeceu a lembrança ao pai, que dedicou parte da vida ao magistério. “Veio para Sorocaba em 1978 e, depois de aposentado, ainda realizou muitos projetos sociais, sobretudo na comunidade vicentina. Ele nos deixou em 2013 e esta é uma justa homenagem”, disse.

Aparecida de Freitas Oliveira é o nome que recebeu a Estação Jardim Santa Cecilia, por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Lei nº 12.422/21). O ato também contou com participação dos filhos, João, Marta e Josué, da nora, Vera, além dos netos, Michel, Vinícius, Fernanda, Cláudio, Larissa e os bisnetos, Ravi e Poliana. “É um momento ímpar para toda a família. Estamos muito felizes, pois nossa mãe foi uma pessoa muito honrada, que trabalhou duro na vida e merecia um reconhecimento”, mencionou João.

A Estação Itavuvu passou a ser denominada Fabio Américo Leme dos Santos “Binho Leme dos Santos”, conforme indicado pelo ex-vereador Francisco Martinez (Lei nº 12.279/21), que esteve representado pelo vereador Cristiano Passos. Sorocabano nascido em 1976 e formado em Administração de Empresas, Fábio iniciou a carreira profissional na empresa da família, no ramo da indústria de confecção e, depois, no ramo de empreendimentos. Faleceu aos 42 anos, vítima de acidente de carro, em junho de 2018. O descerramento da placa contou, ainda, com o pai de Fábio, Valter Leme dos Santos, a mãe, Vera, e a esposa, Lauren.

A estação que fica no bairro Maria Antônia Prado recebeu a denominação de Gildásio Pereira Novaes, por solicitação do vereador João Donizete (Lei nº 12.470/21). “Ele veio para Sorocaba em 1992, atuou em lanchonetes e pizzarias como garçom, era trabalhador, generoso, gentil e todo mundo gostava dele. Tratava todos com carinho. Estamos muito emocionados, pois este momento é muito significativo para nós”, frisou a filha, Cássia, junto do irmão dela, Marcelo, da mãe, Cleuza, e dos netos do homenageado, Mikael, Maity e Nicolle.

O último ato ocorreu na Estação Los Angeles, denominada Francisco Canindé Dias de Moraes “Kiko de Moraes”, por sugestão do vereador Luis Santos (Lei nº 12.392/21). A esposa, Cida, os filhos, Marcos, Lohane e Carlos marcaram presença no ato. “Trabalhou no comércio local por cerca de 30 anos e atuou na área social, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade. Dedicou-se inteiramente nos seus afazeres até 2021. Sempre passava por essa região da cidade e não há um local melhor para homenageá-lo”, pontuou o filho Marcos.

Cada estação e terminal do BRT tem o nome do bairro ou de algum ponto de referência de onde está localizado, como forma de facilitar a identificação por parte dos usuários e igualmente recebe a denominação de homenagem. Em todas as estações recém-denominadas, a empresa BRT tem providenciado a inscrição, com o nome de cada homenageado, também do lado de fora delas, além das placas instaladas no interior.

“Trata-se de um justo ato para honrar pessoas que foram exemplo em vida e que podem servir de inspiração para muita gente. Um momento importante, de alegria para os familiares, como forma de eternizar histórias de vida e deixar o nome de cada um deles na memória da cidade”, enalteceu o prefeito Rodrigo Manga.