NOTÍCIAS

Prefeitura já revitalizou 16 das 33 UBSs em menos de um ano e meio e obras continuam

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Saúde (SES) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo), já revitalizou, em menos de um ano e meio, desde 2021, 16 das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e as obras continuam até contemplarem todas as unidades.

Os serviços realizados incluíram, dentre outras, as seguintes melhorias: pintura interna e externa da unidade; instalação de novos totens e placas de identificação; manutenção hidráulica e elétrica; manutenção nas esquadrias metálicas; troca de lâmpadas por tecnologia de LED, limpeza de calhas e rufos, reparo do telhado e substituição de vidros. As UBSs atendidas com as reformas, até o momento, são: São Guilherme, São Bento, Jardim Rodrigo, Márcia Mendes, Lopes de Oliveira, Fiori, Nova Sorocaba, Laranjeiras, Ulisses Guimarães, Aparecidinha, Cajuru, Éden, Escola, Habiteto, Vitória Régia e Wanel Ville, esta última entregue na última segunda-feira (16).

De acordo com o cronograma, a próxima unidade que será entregue revitalizada é a Paineiras. Na sequência, serão as UBSs: Sabiá, Simus, Angélica, Mineirão, Hortência, Cerrado e Carandá, até que todas sejam contempladas.

“Esse projeto de revitalização em todas as UBSs é feito pensando sempre no atendimento à população. Além de melhorar, cada vez mais, a estrutura à disposição em cada unidade, estamos tomando providências para ampliar o quadro de funcionários e, dessa forma, agilizar os serviços em saúde prestados aos pacientes”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.

UPA Éden

Nas últimas semanas, a UPA Éden recebeu uma série de melhorias estruturais no prédio, com manutenções e aquisições de novos equipamentos. A revitalização do local foi realizada por meio dos repasses da Prefeitura de Sorocaba ao Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), empresa responsável pela gestão da unidade.

Foram realizadas reformas e reparos, roçagem e jardinagem, pintura, higienização do ar-condicionado, entre outros. A unidade adquiriu novos contêineres, cadeiras de rodas, computadores e impressoras, enxovais e uniformes com identidade visual.

O prédio também está passando por um processo modernização. A unidade realizou a compra de novos equipamentos de Raio x e fez a adequação da sala para esse exame. Além disso, passa a contar com um cartão de ponto com leitura facial.

Policlínica

A Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” também recebeu revitalização completa. Foram realizados reparos no subsolo da unidade e manutenção no andar de cima.

Setores do Programa de Hanseníase; pé diabético e feridas; fisioterapia; arquivo de prontuários; farmácia e salas de espera foram totalmente reformados. Os ambientes receberam restauros, como: reboque, pintura, conserto da parte elétrica e, ainda, utilização de tintas especiais para que seja possível efetuar a lavagem regular das paredes, sem prejuízo à pintura. Foram instalados bebedouros e ventiladores novos, além de outras melhorias que estão em andamento.

“A população sorocabana merece essas melhorias, usufruindo delas no dia a dia. Seja com recursos próprios ou por meio de parcerias, não vamos parar até que todas nossas unidades sejam revitalizadas”, conclui o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.