NOTÍCIAS

Secretaria de Cultura e Gabinete de Leitura Sorocabano tratam de atividades de incentivo à leitura e produção literária

 

A Secretaria de Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, esteve, nesta quarta-feira (18), no Gabinete de Leitura Sorocabano, localizado no Centro, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Laor Rodrigues. O intuito foi tratar de iniciativas em parceria para o incentivo à leitura e produção literária na cidade.

Também participaram do encontro a diretora de área da Secult, Fabiana Campolim, e os representantes da entidade, Silvio Góes e Capitão João Francisco Brotas.

Na ocasião, o secretário tratou, por exemplo, do encontro gratuito com escritores da cidade, que ocorrerá no dia 27 de maio, das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista, que contará com a parceria do Gabinete de Leitura Sorocabano.

Os autores participantes do evento terão a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos do processo de criação de suas obras. Um dos escritores sorocabanos que já confirmou presença no bate-papo é o Capitão Brotas, autor de “Escrever é um prazer”, “Crônicas do Capitão”, “Convite à Reflexão – Relatos e Crônicas” e “Simplesmente Crônicas”.

Na visita, Zamuner também entregou à entidade um dos exemplares do livro “Duas Rodas e uma Nação”, do piloto e jornalista Carlãozinho Coachman, os quais foram doados ao Município pelo autor da obra, no início deste mês de maio.

Criado em 1867, o Gabinete de Leitura Sorocabano teve Luís Matheus Maylasky como seu primeiro presidente. Atualmente, o acervo conta com cerca de 20 mil livros, sendo os mais antigos do século XVIII, além de uma Bíblia escrita em grego, datada de 1865, doada pelo professor Júlio Ribeiro, em 1872. A instituição também possui seis relatórios da Estrada de Ferro Sorocabana, com datas de 1872, 1875, 1876, 1879 e 1882.

O Gabinete de Leitura está localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, 21, no Centro de Sorocaba, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3232-0768.

 

Fotos: Secult