NOTÍCIAS

Oito espécies de animais passam por check-up de rotina no Zoológico Municipal de Sorocaba

 

Nesta primeira quinzena de maio, oito espécies que habitam o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passaram por check-up de rotina, com o objetivo de verificar as condições dos animais como um todo, de forma preventiva. Após avaliações veterinárias e biológicas, a equipe técnica do Zoo constatou que eles estão em ótimas condições de saúde.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Zoológico Municipal é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Para manter os animais com altos níveis de bem-estar, é prioridade garantir boa saúde física e mental do plantel. As espécies de maior risco ou que necessitam de exames mais demorados são sedados para garantir a segurança de todos os envolvidos no manejo. Já, os animais considerados de menor risco e que passam por avaliação breve são contidos apenas fisicamente, por meio de técnicas adequadas.

O macho de tigre (Panthera tigris) recebeu uma grande atenção da equipe técnica no dia de seu check-up. Além da avaliação física geral, foram realizados exames de ultrassom, Raio X, ecocardiograma, coleta de sangue para exames laboratoriais e biometria geral. Além disso, exames e tratamento dentário de rotina foram realizados para assegurar a saúde bucal do animal.

Um dos machos de anta (Tapirus terrestris) também passou por exames clínicos e laboratoriais, além de receber a visita do odontologista, bem como o macho de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), que foi avaliado pela equipe técnica do Zoológico, com a realização de exames físicos e de laboratório, e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) macho, que foi manejado para coleta de sangue, microchipagem e avaliações veterinárias gerais.

Não foram apenas os mamíferos que receberam os cuidados preventivos. Algumas aves também passaram pelos cuidados dos biólogos e veterinários do Zoo de Sorocaba. A harpia (Harpia harpyja) foi examinada, passou por coleta de sangue, biometria e cuidados especiais com seu bico. Outras aves que também passaram pelo check-up de rotina foram: os guarás (Eudocimus ruber), o socó-boi (Tigrisoma lineatum) e as garças-brancas- grandes (Ardea alba), que moram no Setor das Aves Pantaneiras.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.