A Prefeitura de Sorocaba esteve em visita ao Instituto Maria Claro, nesta sexta-feira (20), para conhecer mais sobre o importante trabalho social que é desenvolvido pela organização. O encontro contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, além dos titulares das secretarias que mantêm parceria com o Instituto, o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa, e o secretário da Saúde (SES), Dr. Cláudio Pompeo.
A equipe foi recebida pela presidente da organização, Lilia Grosso, pelo vice-presidente, Carlos Janovith, pela supervisora de Saúde, Marianna Alves, e pela supervisora de Educação do Instituto, Andrea Machado.
Durante o encontro, foram discutidas demandas do Instituto, que necessitam de intervenções do Poder Público. Uma delas é promover ações no tráfego do entorno da creche, para conferir mais segurança a pais, alunos, funcionários e todos que transitam pela região. Uma reunião será agendada, nas próximas semanas, entre representantes da unidade, o secretário Carlos Educado Paschoini (Mobilidade – Semob) e o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, para discutir questões técnicas a serem implementadas nesse sentido.
A Prefeitura também sugeriu a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento do Instituto Maria Claro, contando com o apoio da iniciativa privada. “Para fortalecer, ainda mais, o trabalho maravilhoso realizado pela instituição, a ideia é articular parcerias. O Poder Público pode intermediar esse contato entre as partes”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.
O Instituto Maria Claro é uma organização social (OS) sem fins lucrativos, que presta serviços de saúde, educação e assistência social a crianças e adolescentes com deficiências múltiplas e suas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. A organização realiza esses acompanhamentos de forma gratuita, promovendo a habilitação e a reabilitação de 168 atendidos, atualmente.
A Secid tem participação importante nas atividades do Instituto, garantindo a seleção do público que requer acesso a esses serviços no município. “O Instituto Maria Claro tem atendido à Secid recebendo crianças desde a primeira infância. Neste ano, estamos trabalhando para aumentar essas oportunidades de atendimento e conseguir dar respaldo também à outra faixa etária que, igualmente, requer esses serviços”, afirmou o secretário Clayton Lustosa.
A parceria com a Prefeitura garante que o os trabalhos sejam desenvolvidos com toda qualidade, já que a rotina conta com a atuação de profissionais de diversas áreas. “O atendimento multidisciplinar realizado pela nossa equipe inclui psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, além de toda gama de profissionais necessários. Sem dúvidas, essa parceria com a Prefeitura representa um respiro para nós, pois a administração desse trabalho exige muita dedicação”, contou a presidente da organização, Lilia Grosso.
“A parceira entre o Poder Público e as instituições sociais é fundamental, pois muitos dos serviços prestados por essas entidades não poderiam ser realizados, nem com a mesma excelência, se dependessem exclusivamente da Administração Pública”, concluiu o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.