NOTÍCIAS

Campanha “Maio Amarelo” entra na sua última semana de atividades educativas

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e Secretaria de Mobilidade (Semob), chega à última semana de atividades educativas da Campanha “Maio Amarelo”, de conscientização sobre segurança no trânsito e prevenção contra acidentes. Ao todo, são 45 ações ao longo do mês, das quais 13 programadas para esta reta final, de 23 a 30 de maio, em diferentes pontos da cidade. 

A segunda-feira (23) foi dia de “Pit Stop – Limite de Velocidade”, pela manhã, e “Motociclista Seguro – Entrega segura”, à tarde. O destaque desta terça-feira (24) será a ação “Faixa Viva”, em que mímicos vão explicar o uso correto da faixa de travessia de pedestres, das 9h às 11h no Terminal Santo Antônio, e das 13h30 às 13h30 no Terminal São Paulo.

“A receptividade do público tem sido muito positiva em cada uma das atividades de conscientização. Mudar conceitos e paradigmas é difícil e nem sempre o efeito é imediato, mas faz parte de um trabalho contínuo da Urbes, no sentido de tentar assegurar um trânsito mais seguro para todos, seja para motorista, pedestre, ciclista ou motociclista”, aponta o encarregado do setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.

Na quarta-feira (25) tem “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, na Av. Antônio Tozato, 100, Ibiti Royal, das 9h às 11h, e “Álcool x Direção, na Praça Lions, 13h30 às 15h30. Na quinta-feira (26), em outros dois pontos da cidade, a ações “Pit Stop – Limite de Velocidade” e “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!” voltam a ocorrer, mas na Av. São Paulo, nas proximidades da Árvore Grande (9h às 11h), e na Avenida General Osório com a Avenida Adhemar de Barros (18h às 19h), no Trujillo, respectivamente.

As duas últimas ações serão no formato de blitz educativa. A primeira delas, na sexta-feira (27), vai alertar os motoristas e distribuir folhetos de orientação, mais uma vez, quanto à importância de cumprir a Lei Seca, evitando a combinação bebida alcoólica e direção. Será das 9h às 11h, na Rua Profª Ossis Silvestrini Mendes, 130, no Jardim Santa Rosália. A outra, das 9h às 11h de na segunda-feira (30), na Avenida Brasil (oposto ao nº 533), na Vila Carvalho, enfocará o risco do uso do celular ao dirigir.

Ainda nesta semana, duas palestras educativas de educação para o trânsito estão agendadas para públicos específicos, em uma empresa em Aparecidinha e em um condomínio no Jardim Panorâmico. No sábado (28), tem ainda teatro educativo voltado aos integrantes Clube dos Aventureiros Koalas Kids, no bairro Central Parque.

A campanha “Maio Amarelo” é realizada anualmente, com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o propósito de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro. Neste ano, a ação tem como lema: “Juntos salvamos vidas”.

“Mesmo terminado o ‘Maio Amarelo’, as atividades educativas vão prosseguir durante cada mês do ano. Já estamos definindo a programação de junho, que estará repleta de ações, sobretudo nas escolas, além daquelas já tradicionais nos principais cruzamento da cidade”, adiantou a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha Maio Amarelo na arte, abaixo, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. Os interessados em solicitar agendamento de atividades educativas da Urbes podem acessar o site: . Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de pedido.