NOTÍCIAS

Espetáculo “Curumim” apresenta lendas indígenas e cultura popular no Parque das Águas no dia 28

Contrapartida cultural do projeto também traz apresentação para o CEI-22 “Dr. Victor Pedroso”.

A ludicidade, a alegria e o encantamento do teatro de bonecos da Cia. BuZum! chegam a Sorocaba, por meio do espetáculo “Curumim”, uma homenagem às lendas indígenas e à cultura popular, com apresentações gratuitas nos dias 28 e 30 de maio.

O público sorocabano poderá assistir à apresentação, no próximo sábado (28), no Parque das Águas. O espetáculo é proporcionado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com o apoio cultural do Instituto CCR (trecho Via Oeste) e incentivo da Lei Rouanet. No município, conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Como contrapartida cultural, a apresentação será feita também em uma das unidades escolares da rede municipal, o CEI-22 “Dr. Victor Pedroso”, propiciando diversão e conhecimento também a alunos dessa escola, no dia 30 de maio.

“Trazer ao público escolar esse tipo de espetáculo, com informações da nossa cultura, é sempre um incentivo muito grande para que os estudantes pesquisem e aprendam mais sobre o assunto”, observa o secretário municipal da Educação, Marcio Carrara.

Cultura indígena

O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e à relação que mantém com a fauna e flora brasileiras. Segundo suas crenças, tanto as plantas, quanto os animais possuem os seus protetores, que inspiram a todos, e os índios sabem muito bem disso. “Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, sobre a ‘raiz mandioca’, que é tão brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada, pela primeira vez, pelos povos indígenas, inerente à nossa cultura popular”, explica Mariane Gutierrez, diretora de Produção da BuZum!

A história, encenada por divertidos atores profissionais, conta que, há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta onde todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E, de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram, então, o nome de Manioca, ou Mandioca, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

A premiada Cia. BuZum é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez junto à equipe de produtores, montadores, atores e demais profissionais. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades, nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Serviço: Curumim (teatro de bonecos) Entrada: gratuita Dia: 28 de maio (sábado) Local: Parque das Águas Endereço: Rua Antônio Joaquim Santana, 714 – Jardim Abaeté Horários das apresentações: 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30 Classificação: 3 a 11 anos Capacidade: 50 pessoas por sessão Duração: 20 minutos

Fotos: Curumim BuZum – Fotógrafo Renan Perobelli