NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba participa de mesa de debates do Congresso Smart City Business Brasil 2022

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba participou, nesta quarta-feira (25), do Congresso Smart City Business Brasil 2022 (Smart City Business Brazil Congress 2022). O evento teve abertura oficial na terça-feira (24), no teatro Paulo Eiró, e seguirá até esta quinta-feira (26), no Centro de Eventos Pro Magno, também na capital paulista.

O diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, e o engenheiro do Núcleo Técnico da autarquia, Rodolfo Barboza, participaram como debatedores de uma das reuniões estratégicas, que teve como tema “Como os dispositivos de Internet das Coisas e de Inteligência Artificial podem reduzir as perdas nos sistemas de distribuição de água para as Cidades?”.

Eles dividiram o palco com outras presenças ilustres, como o CEO da Smartacqua, Hélio Samora;  o CTO da Smartacqua, Enéas Ripoli; o diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), Demetrius Jung Gonzales; o coordenador de Normatização e Fiscalização da Agesan-RS, Vagner Gerhardt Mâncio; o CEO da Zavarise Engenharia e Consultoria, Flávio Lemos; o especialista em Saneamento da Miya Water, Michel Mathez, e o diretor de Operações da Iguá Saneamento, Murilo Borges.

O objetivo foi discutir como as tecnologias baseadas em dispositivos de IoT e IA podem reduzir significativamente a perda de água no sistema, tratando de forma mais eficiente os recursos hídricos do planeta.

“O debate foi de extrema importância, pois uma boa gestão de perdas em sistemas de distribuição de água é crucial para a gestão sustentável dos recursos hídricos”, apontou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Desde o ano passado, a atual Administração Municipal e o Saae-Sorocaba intensificaram as ações do Programa de Combate, Diminuição e Controle de Perdas. Os investimentos são constantes, inclusive, com o aporte de recursos do Governo Federal, para a realização de iniciativas em todas as regiões da cidade.

Entre as ações realizadas e atualmente em curso, é possível destacar: monitoramento e redução das pressões nas redes de distribuição, por meio de instalações de Válvulas Redutoras de Pressão; setorização dos Centros de Distribuição, com a implantação de macromedidores; combate a ligações clandestinas e fraudes; troca de hidrômetros, visando minimizar a submedição; troca de antigos caminhões por veículos leves (picapes), para agilizar, ainda mais, a execução das manutenções de escape de água; operações de caça-vazamentos, com a utilização de geofones, que permitem a detecção de escapes em pontos não visíveis, como nos pés de cavaletes de hidrômetros nos imóveis e em determinados pontos das redes de distribuição nas ruas; substituição das redes antigas por novas tubulações; reforço na fiscalização, com a ampliação do número de equipes para a detecção de fraudes, violações nos hidrômetros e ligações clandestinas nas redes de distribuição, com eliminação dos problemas detectados e aplicação das sanções previstas na regulamentação.

O Smart City Business Brazil Congress 2022 é realizado pelo Instituto Smart City Business America. O evento atrai lideres, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada que pensam, planejam e estruturam a infraestrutura digital das cidades.

A meta é gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no País, além de aprimorar o estado da arte das tecnologias para as cidades, buscando padrões tecnológicos que beneficiem à sociedade, bem como orientar os municípios no uso das tecnologias adequadas à digitalização, incentivando-os ao compartilhamento de experiências e projetos.