NOTÍCIAS

Mais de 13 mil pessoas registram participação no Dia do Desafio em Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), promoveu, na quarta-feira (25), das 7h às 20h30, uma programação especial do 28º Dia do Desafio, que tem como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”. No total, a Sequav recebeu o registro de 13.324 participações, seja na programação oferecida pelo Município, ou de pessoas que tenham se exercitado em qualquer outro lugar da cidade.

A iniciativa mundial visa incentivar a prática de atividade física, combater o sedentarismo, além de estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis. A programação elaborada pela Prefeitura reuniu quase 20 atividades gratuitas, como ginástica, caminhada, corrida, dança, capoeira, boxe, vôlei, basquete, boxe, judô, entre outras modalidades.

Organizada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), com coordenação do Sesc São Paulo e apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a 28ª edição do Dia do Desafio foi planejada, com o intuito de alcançar o maior número de participantes dentro de cada cidade envolvida, não havendo, desta vez, competição entre os municípios.

Em Sorocaba, os munícipes registraram a prática da atividade física em diferentes locais, como centros esportivos, ginásios, escolas municipais, estaduais e particulares, creches, parques, praças, pistas de caminhada, avenidas, academias, centros de treinamento, quadras esportivas, clubes, entre outros.

A Superaula de Ginástica que ocorreu no Centro Inclusivo de Esportes e Lazer (CIEL) “Aluisio de Almeida”, localizado na Vila Santana, foi uma das várias atividades oferecidas em Sorocaba e reuniu alunos de diversas turmas da própria unidade. Em ritmo de alegria e descontração, os presentes puderam celebrar o dia praticando exercícios físicos, como dança e alongamento, auxiliando na saúde e no bem-estar.

A expressiva participação dos sorocabanos nesta edição do Dia do Desafio evidencia como projetos esportivos, como esse, são essenciais à comunidade. “Esse tipo de evento é importantíssimo, pois mostra o resultado de todo o trabalho realizado, além de deixar os alunos motivados. Hoje, foi um desafio para todos, porque saímos da nossa rotina de aulas que acontecem durante a semana”, declarou o professor Bruno Rizzardo, que atua no CIEL, há nove anos.

Integrante do grupo de ginástica do CIEL, há mais de 12 anos, Clarice Alberto, de 68 anos, garante que as aulas são de extrema importância para garantir sua qualidade de vida, após ter se aposentado. “Depois que parei de trabalhar, comecei a fazer as aulas. É excelente para minha saúde e ocupa a cabeça, faz parte da minha rotina”, declarou.

Para incentivar a prática de atividades físicas e esportivas, voltadas a pessoas de todas as idades, a Prefeitura de Sorocaba oferece, durante o ano todo, aulas gratuitas, em diferentes modalidades, nos centros esportivos. Os interessados podem conferir toda a programação no site da Sequav: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br/destaques/centros-esportivos/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected]