NOTÍCIAS

Zoológico Municipal de Sorocaba tem visita monitorada especial para celebrar o Dia da Mata Atlântica

Para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promoveu, nesta sexta-feira (27), uma visita monitorada especial com 40 alunos da E.E. “Profª Nelly Colleone Ravgnolli”, de Bocaina (SP), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Na visita monitorada, os alunos seguiram um roteiro para conhecer mais sobre os animais desse bioma que vivem em Sorocaba e região, além de saber sobre o mico-leão-dourado, animal que é símbolo da conservação da Mata Atlântica no Brasil e que só existe no Sudeste do Brasil, mais especificamente na Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, estando ameaçado de extinção.

Os estudantes também visitaram o Setor de Nutrição do Zoológico, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades, além do Setor de Biologia e Veterinária, que cuida da saúde e do bem-estar dos animais.

Originalmente, a Mata Atlântica percorria todo o litoral brasileiro, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 1,3 milhão de km². Apesar de estar bastante reduzida, a Mata Atlântica é uma das florestas com a maior biodiversidade do mundo, com uma variedade enorme de plantas e animais. Nela, vivem mais de mil tipos de aves, quase 300 espécies de mamíferos e cerca de 20 mil árvores ou arbustos diferentes, sem contar os répteis, anfíbios e insetos.

Em Sorocaba, a comemoração do Dia da Mata Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações sobre as visitas monitoradas podem ser obtidas pelos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone: (15) 3227-5454.