NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação do Trecho 3 da Rua Augusto Lippel e inicia obras do Trecho 2 nesta segunda-feira (30)

 

A Prefeitura de Sorocaba entregou, no início da noite desta segunda-feira (30), o Trecho 3 das obras da Rua Augusto Lippel, entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez, na Zona Sul da cidade, uma reivindicação antiga dos moradores e fundamental para melhorar a fluidez do tráfego na região.

As intervenções estão sendo feitas em parceria com a Construtora Planeta, como medida mitigadora para compensar os empreendimentos realizados pela empresa na cidade, e fazem parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”, lançado pelo prefeito Rodrigo Manga no dia 14 de agosto de 2021, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou a ordem de serviço para dar início aos trabalhos no Trecho 2 da Rua Augusto Lippel, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Paulo Henrique Marcelo (Urbanismo e Licenciamento), Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal) e Fernanda Burattini (Comunicação); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do vereador Fábio Simoa; do diretor de incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado e de moradores do bairro.

“Há 25 anos, a população aguardava melhorias aqui, na Rua Augusto Lippel, uma obra tão importante, com asfalto, calçada e sinalização, desafogando o trânsito da região e oferecendo mais segurança às inúmeras pessoas que transitam nessa região, inclusive os pedestres. Agradeço a todos os envolvidos nesse trabalho e que acreditam neste governo”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

O investimento total aproximado é de R$ 2,7 milhões, por parte da Construtora Planeta. “Hoje é dia de festa, com a entrega de uma obra tão esperada e executada com qualidade. Neste trecho, foram implantados mais de 5 mil metros quadrados de pavimento, cerca de 2 mil metros quadrados de calçada e 623 metros de galeria, além de gradil”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Obras.

“Fico muito feliz de estar aqui, na entrega de uma obra tão importante para a mobilidade urbana da cidade, esperada há muitos anos pelos moradores. Esse trabalho foi organizado em três trechos. Este é o Trecho 3, que o prefeito Rodrigo Manga fez questão de começar por ele, pois é onde concentram-se mais residências e, portanto, onde iriamos ajudar mais a população. Agora, daremos início ao Trecho 2 e, na sequência, ao trecho 1, que vai fazer à ligação com a região da Rodovia Raposo Tavares”, explicou o secretário de Mobilidade. A Semob foi responsável pelo estudo do projeto viário e a sinalização da via.

“Este é o segundo parabéns que dou, hoje, a essa Administração, que esta fazendo história em Sorocaba. É muito gratificante ter, no mesmo dia, dois marcos importantes anunciados na cidade: o início das obras de revitalização da Praça ‘Largo do Divino’ e, agora, a entrega deste trecho da Rua Augusto Lippel”, declarou o diretor de incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado.

Já, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) foi responsável pelo remanejamento de um metro, de cada umas das duas redes de 500 milímetros de diâmetro, cada, existentes no local (a primeira de fibrocimento e a segunda de ferro fundido), que conduzem, aproximadamente, 300 litros de água, por segundo, para abastecer o município de Sorocaba. Durante essa intervenção, o Saae/Sorocaba adaptou o sistema para utilização de outra adutora de água que atende à cidade, com capacidade de mais de 400 litros, por segundo. A autarquia também implantou 600 metros de redes de esgoto na Rua Augusto Lippel.

A solenidade de entrega do trecho 3 das obras da via ainda contou com a doação de mudas de árvores frutíferas e de plantas medicinais à população, realizado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). No local, foram disponibilizadas quatro espécies: uvaia, pitanga, guaco e melissa.