NOTÍCIAS

Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana é celebrado nesta quinta-feira (2)

 

Nesta quinta-feira (2), Sorocaba terá uma programação especial para celebrar o Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana e Dia Nacional da República Italiana, ambos comemorados no dia 2 de junho. Às 10h, será realizado um Ato Cívico, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Já, às 12h, será celebrada uma Missa de Ação de Graças, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte.

Organizada pela Società Culturale Italiana Di Sorocaba, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a programação especial tem como intuito homenagear os imigrantes italianos que se instalaram no município, assim como seus descendentes que vivem na cidade.

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1910, quando as colônias de italianos foram se espalhando, principalmente, pelos estados do Sul e do Sudeste do País. Os primeiros registros da imigração italiana em Sorocaba datam de 1885. A contribuição desse povo é notável em todos os setores da sociedade, principalmente na mudança socioeconômica que eles produziram no campo e nas cidades brasileiras e, em Sorocaba, não foi diferente.

A data municipal foi instituída pela Lei nº 11.660, de 9 de janeiro 2018. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://www.societaitalianasorocaba.org.br/, pelo telefone: (15) 3217-2768 ou pelo e-mail: [email protected]