NOTÍCIAS

Zoo de Sorocaba tem visita monitorada para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta sexta-feira (3)

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma visita monitorada especial no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, com 31 alunos, de 13 a 18 anos, da Escola Estadual “Senador Vergueiro”.

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o Zoo de Sorocaba desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Na visita guiada, os alunos seguiram um roteiro para conhecer mais sobre as espécies que ocorrem em Sorocaba e região, como onça-parda, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tucano-toco, veado-catingueiro, jabuti e anta.

A equipe de Educação Ambiental da Sema também apresentou o Museu de Zoologia, que conta com cerca de mil peças, entre animais taxidermizados, esqueletos, penas, ovos, bicos, entre outros, e o Setor de Biologia e Veterinária do “Quinzinho de Barros”, que cuida da saúde e do bem-estar dos animais. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de ver de perto uma jibóia-da-amazônia.

A atividade especial fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Sorocaba, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal.

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações sobre as visitas monitoradas podem ser obtidas pelos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone: (15) 3227-5454.