NOTÍCIAS

Feira da Água e do Meio Ambiente no Jardim Botânico recebe visitantes neste sábado (4)

Fotos: Michelle Alves/Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, neste sábado (4), a Feira da Água e do Meio Ambiente, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.

A atração, que faz parte da Semana do Meio Ambiente, que ocorre até o dia 11 de junho em Sorocaba, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com uma programação especial e diversificada, voltada ao público de todas as idades, com diversas atrações para os visitantes.

“O objetivo da ação é estimular a população a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e o viver de forma sustentável, sobretudo com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Santoro, salienta a importância de ações educativas à disposição da população sobre a preservação ambiental. “A conscientização sobre como é possível colaborar com a preservação do meio ambiente é fundamental para que as pessoas compreendam os seus benefícios à humanidade, como um todo”, disse.

A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba abordou sobre o uso consciente da água e disponibilizou um material informativo a respeito do assunto. A ação também contou com a exposição de uma minicisterna, mostrando o seu funcionamento e os benefícios, bem como a instrução de como confeccionar o equipamento em casa, para o reaproveitamento da água da chuva. Com muita simpatia, o mascote “Saaezinho” atraiu os olhares do público, que aproveitou para registrar muitas fotos com ele.

Os participantes também contaram com visita monitorada ao Jardim Botânico, realizada pela equipe da Educação Ambiental da Sema, que apresentou as funções do espaço e seus principais atrativos, além dos aspectos de sustentabilidade pensados na concepção e construção do local, que levaram em consideração, dentre outras coisas, a economia de água e de energia elétrica.

Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal também conversaram com os visitantes a respeito de diferentes assuntos, como a poda e os casos permitidos de supressão de árvore, blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, que é realizada de forma permanente na cidade, combate às queimadas e bem-estar animal. A Sema também realizou uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) e promoveu a doação de mudas de árvores. O evento ainda contou com as atrações culturais do grupo Vozes do Castelo e “Arleques O Violeiro”.

Além do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, e do secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Santoro, também estiveram presentes a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.