NOTÍCIAS

Sorocaba tem desempenho positivo em geração de empregos pelo quarto mês consecutivo e supera o quadrimestre pré-pandemia

Pelo quarto mês consecutivo, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada. Com saldo de 3.727 vagas no primeiro quadrimestre deste ano (42.741 admissões ante 39.014 desligamentos, de janeiro a abril), o número representa um aumento de quase 50% na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando o saldo foi de 2.506 vagas (27.472 contratações ante 24.931 demissões).  Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta segunda-feira (6).

Somente no último mês de abril, foram criados 9.863 novos empregos, contra 9.150 demissões, gerando um saldo positivo de 713 postos de trabalho na cidade, resultado também maior que no mesmo mês de 2019 (651 novos empregos). O setor que mais empregou na cidade, no mês de abril deste ano, foi o Comércio, com 197 vagas; seguido de Serviços, com 171; da Construção Civil, com 134; e da Indústria, com 121 admissões.

“Sorocaba está avançando a cada dia e vai crescer ainda mais, graças a todo trabalho, esforço e parceria entre os setores público e privado. O número maior de empregos gerados, em relação ao mesmo período pré-pandêmico, aponta que a cidade está crescendo e se desenvolvendo economicamente”, comentou o prefeito Rodrigo Manga.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, os números são reflexos de grandes ações realizadas pelo Poder Público em conjunto com as empresas da região. “Essas instituições estão sentindo, cada vez mais, confiança em investir em Sorocaba por diversos fatores, como a logística, os incentivos fiscais, a mão de obra qualificada e o sentimento positivo em relação à administração e ao avanço da economia da cidade”, destacou.

“O Mutirão de Empregos Sorocaba, que concluiu, recentemente, sua sexta edição, também é um grande colaborador para esse aumento das oportunidades no município, pois reúne agências e instituições de ensino em um só lugar, garantido acesso à qualificação profissional e um direcionamento mais ágil às vagas de emprego”, completou o secretário da Sedettur.

Saiba como consultar vagas de emprego

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.