NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba realiza evento regional com foco em prevenção e combate ao trabalho infantil no dia 15

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizará, na próxima quarta-feira (15), no Centro de Referência em Educação (CRE), das 8h30 às 13h, o Encontro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) sobre o tema “Caminhos de Prevenção para o Combate ao Trabalho Infantil: Sensibilizar, Prevenir e Mobilizar”.

O debate é dirigido as profissionais da rede de serviços públicos de Sorocaba e demais municípios da região. Fazem parte da programação os seguintes tópicos: Caminhos para a erradicação do trabalho infantil; Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego no combate ao trabalho infantil; Histórico do trabalho infantil e criação do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) no Brasil; finalizando com a apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento do PETI (Napeti) da Secid de Sorocaba.

O encontro será conduzindo pela servidora da Secretaria da Cidadania de Sorocaba, Luciana Silva, e pelo desembargador Dr. João Batista Martins César, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Também participarão, como palestrantes convidados, a promotora pública da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dra. Cristina Palma; o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em Sorocaba, Dr. José Urubatan Carvalho Vieira; o coordenador-geral do PETI do Ministério da Cidadania, Francisco Coullanges Xavier; e a psicóloga e coordenadora do Napeti, da Secid, Valquíria Furlan.

“Este evento propõe uma atualização importante para todos os profissionais e servidores públicos que, de alguma forma, podem influenciar a realidade de uma grande parcela de crianças e adolescentes que está à mercê de formas abusivas de exploração do seu trabalho, tendo a obrigação de protegê-los”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo link: https://abre.ai/debatetrabalhoinfantil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-6900. O Centro de Referência em Educação fica localizado na Rua Artur Caldini, 177, no Jardim Saira.