NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico e Ceagesp assinam acordo de cooperação técnica para ampliar competitividade dos produtores rurais da região

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), está promovendo uma parceria de cooperação técnica, que será estratégica para o aumento da competitividade dos produtores rurais da cidade e região. O acordo foi assinado, nesta terça-feira (21), pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara, durante visita à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que fica na capital paulista. A assinatura do termo deverá beneficiar, não apenas grandes produtores, mas, principalmente, pequenos e microprodutores que atuam em Sorocaba e região.

Atualmente, o Parque Tecnológico possui o Arranjo Produtivo Local (APL) e o Agrotec, do qual fazem parte oito municípios, com mais de 700 produtores rurais inscritos. A parceria é importante, pois gerará impacto positivo para uma grande quantidade de produtores de alimentos da região, ampliando as possibilidades de desenvolvimento desse setor no âmbito local e regional.

Com o apoio da Ceagesp, a partir de agora, será possível oferecer aos produtores capacitação para aumentar sua eficiência produtiva, resultando em ainda mais qualidade dos produtos ofertados ao mercado. “Hoje, o pequeno produtor não tem tempo ou outras possibilidades para se especializar. Com o acordo, nós podemos dar esse apoio para valorizá-lo. Tenho a certeza de que, no futuro, vamos poder transbordar isso também para outras regiões e localidades do País”, afirma Cancellara.

É significativo o fato de os oito municípios que integram o APL alocado no PTS serem responsáveis por mais de 10% dos produtos que entram na Ceagesp. “Fazendo essa interface com os produtores, eles têm mais acesso à busca constante pela excelência no mercado. Com isso, a tendência é de melhoria contínua e nossos permissionários irão receber produtos de cada vez melhor qualidade para comercializar. Então, trata-se de uma parceria em que todos ganham”, fala Gabriel Bitencourt, chefe do centro de qualidade Hortigranjeira da Ceagesp.

O diretor-presidente da Ceagesp, Coronel Mello Araujo, também esteve presente na visita e frisa a importância em também se ter a rastreabilidade dos alimentos, desde sua produção até as informações sobre o uso de defensivos agrícolas, por exemplo. Tudo isso voltado à melhoria dos itens. “Precisamos investir em conhecimento e tecnologia junto aos produtores rurais, para termos menos desperdício e alimentos com cada vez mais qualidade chegando ao entreposto, pois são esses produtos que chegarão à mesa das pessoas”, considera. “Sorocaba é uma região muito forte em produção rural e, por isso mesmo, a parceria é tão positiva”.