NOTÍCIAS

Biblioteca Municipal de Sorocaba tem teatro de fantoches e oficina do “Dragon Boat Festival” nesta sexta-feira (1)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoverá, nesta sexta-feira (1), atividades especiais voltadas às famílias sorocabanas, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. Às 10h e às 14h, será apresentado o teatro de fantoches “Xô Acidente”, com arte-educadores da Urbes – Trânsito e Transportes. Já, das 14h às 16h, será realizada uma oficina gratuita do “Dragon Boat Festival”, coordenada pela pesquisadora e arte-educadora Meng Hsun Lee.

As atividades fazem parte da programação especial realizada às sextas-feiras pela equipe da Biblioteca Municipal, com o intuito de oferecer uma agenda cultural diferenciada ao público, atraindo as famílias ao local e também incentivando o gosto pela leitura.

A peça “Xô Acidente” ensinará às crianças noções de segurança no trânsito, com personagens alegóricos, como a Dona Calçada, o Senhor Acidente, o Seu Semaforildo, a Senhora Faixalinda e a Tia Cadeirinha. As crianças serão desafiadas pelo Senhor Acidente a responder perguntas sobre o trânsito, para que ele vá embora.

Na apresentação lúdica, os personagens ilustram, de forma didática, as situações que as crianças mais presenciam no cotidiano, ensinando a como se comportar de forma segura no trânsito. Voltada a crianças a partir de dois anos de idade, as apresentações serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Já, a oficina sobre o tema “Dragon Boat Festival” faz referência à cultura chinesa. O “Festival do Barco do Dragão” é um dos quatro festivais tradicionais da China, realizado anualmente no mês de junho. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a cultura e a história desse festival e ainda vão aprender a produzir sachês Zongzi e acessórios para barcos-dragão, utilizando materiais, como: tecido, linha, papel, entre outros.

Essa atividade é recomendada para pessoas a partir de 12 anos de idade. As vagas são limitadas a 30 participantes. As inscrições podem ser feitas, das 9h às 16h, pelos telefones: (15) 3228-4958 e (15) 3228-1955. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.