NOTÍCIAS

Prefeitura celebra os 147 anos da Estrada de Ferro Sorocabana com apresentação musical gratuita no dia 13 de julho

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, no dia 13 de julho, das 14h às 16h, uma apresentação musical gratuita com a cantora Lys Araújo, no Chalé Francês, com clássicos do MPB, seresta e samba. O evento será em comemoração aos 147 anos da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), uma das principais ferrovias paulistas.

Inaugurada oficialmente em 10 de julho de 1875, a EFS surgiu por intermédio de Luís Mateus Maylasky, que com a parceria de outros empresários da cidade, percebeu a necessidade do transporte ferroviário para os negócios da época. A linha férrea exerceu um papel importante para a história e o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX.

“A história de Sorocaba se confunde com a história da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. O transporte ferroviário contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento do nosso município, que acabou sendo mais conhecido após a Estrada de Ferro Sorocabana ser criada, há 147 anos, por empresários liderados por Luís Mateus Maylasky”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

O Chalé Francês está localizado no Jardim Maylasky, na Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: [email protected]