NOTÍCIAS

Limeira avança com capacitação de jovens na área de tecnologia – Notícia de Limeira

Compartilhe

 O prefeito Mario Botion fez a abertura do evento, promovido pela Prefeitura de Limeira em parceria com a Fábrica de Inovação (FDI)

 O Teatro Nair Bello, de Limeira, foi palco nesta sexta-feira (15) na palestra “Tecnologia da Informação, uma das principais protagonistas do desenvolvimento da cidade”, com o professor Victor Mirshawka. O prefeito Mario Botion fez a abertura do evento, promovido pela Prefeitura de Limeira em parceria com a Fábrica de Inovação (FDI). Hoje, Limeira é considerada Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Após a palestra, os participantes acompanharam uma roda de conversa sobre o tema, mediada pelo especialista da área de tecnologia, Fernando Frizzarin.

 Participaram Botion, os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e André De Francesco (Educação), o diretor do Ciesp, Renato Laranjeira, o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta, o presidente do Conselho Administrativo do Observatório Social do Brasil – Limeira, Luciano Faber, o presidente do Conselho Administrativo da Fábrica de Inovação, Jefferson Penteado, a diretora geral da FDI, Juliana Osti, e a dirigente regional de ensino, Magda de Moraes. Juntos, eles discutiram ações conjuntas entre o poder público, a comunidade e os setores da educação sobre a forma de atuar no município a tecnologia da informação.

 Botion destacou que Limeira tem hoje mais de 250 empresas de tecnologia da informação e que, dentre os objetivos do evento, está a formação do segmento. “Limeira é um dos seis polos de tecnologia do Estado de São Paulo. O desafio dessa discussão é estabelecer ações voltadas à formação de mão de obra para o segmento, que gera emprego e prosperidade aos nossos cidadãos”, pontuou.

 O chefe do Executivo ainda citou as ações do município, desde o início do primeiro mandato, em 2017, na área. “O município deve ter uma infraestrutura adequada e que crie condições para que a sociedade e as empresas avancem. Nesse contexto, Limeira é uma cidade privilegiada devido a essas ações. E a tecnologia da informação é algo que permeia todos os segmentos do município”, comentou Botion.

 Victor Mirshawka observou que essa é uma discussão importante para Limeira e o mundo. “Com apoio da prefeitura, iniciamos aqui um movimento que passará pela capacitação e requalificação de jovens e adultos voltadas a essa área, principalmente para que Limeira possa avançar como polo de tecnologia da informação e, quem sabe, se tornar capital nacional desse segmento”, enfatizou.

 Após a roda de conversa, os participantes definiram uma proposta de trabalho para o setor. “Vamos identificar, dentro da rede de ensino, alunos e adolescentes com raciocínio lógico para poder capacitá-los. Assim, poderemos disponibilizar mais profissionais qualificados para o mercado de trabalho no setor de tecnologia da informação”, afirmou o prefeito Mario Botion.

 Também participaram do evento, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete), Vitor Santos (Saúde), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Luiz Alberto Battistella (Administração) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o superintendente do IPML, Edilson Merli, entre outras autoridades, empresários e profissionais do segmento. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso: