NOTÍCIAS

Biblioteca Municipal de Sorocaba promove teatroterapia para crianças e adolescentes compreenderem os sentimentos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu, na tarde de sexta-feira (22), a atividade de teatroterapia “Emoções para que te quero?!”, realizada pela artista, terapeuta e atriz Júlia em Cena, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A iniciativa foi voltada a crianças e adolescentes, que estavam acompanhados dos seus responsáveis.

Com o intuito de orientar as crianças a lidarem com seus sentimentos, a teatroterapia contou com diversas brincadeiras, entre elas, mostrar, por meio de mímicas, como elas estavam se sentindo; roda de conversa, demonstrando os sentimentos e aprendendo a ouvir e compreender uns aos outros; demonstrações em expressões faciais de determinados sentimentos e a brincadeira do espelho, em que as crianças imitavam os gestos umas das outras.

A jornalista e professora universitária, Evenize de Cássia Batista, levou seus filhos trigêmeos Alice, Max e Olívia, de 5 anos, para participar da oficina e destaca a importância da teatroterapia. “A criança está sendo convidada a pensar no que ela sente, como resolver isso, entender que o outro também tem sentimentos, acho que isso é um ótimo exercício para as crianças e adultos também”, afirmou.

A pequena Alice, filha de Evenize, achou a oficina muito legal e divertida e ainda ressaltou que adorou as brincadeiras da atividade.

Já, a advogada Laura Marcondes, que estava acompanhando suas duas filhas, de 4 e 8 anos, apontou a importância da convivência com outras crianças. “É importante, pois eles entram em contato com sentimentos e ainda conhecem diversas crianças”, declarou.

A atividade gratuita fez parte da programação especial realizada às sextas-feiras pela equipe da Biblioteca Municipal, com o intuito de oferecer uma agenda cultural diferenciada ao público, atraindo as famílias ao local e também incentivando o gosto pela leitura.

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

Fotos: Samara Peres (Programa de Estágio)