NOTÍCIAS

Aniversário de 368 anos de Sorocaba tem Esquadrilha da Fumaça, balonismo de exibição, desfile cívico, shows e muitas atrações gratuitas de 12 a 14 de agosto

Evento arrecadará alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS)

A população já pode se preparar para participar, de 12 a 14 de agosto, da grande Festa de Aniversário de Sorocaba, que comemora, no dia 15 de agosto, 368 anos de fundação. Será oferecida uma série de atrações especiais gratuitas, ao ar livre, no Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista, e também um Ato e um Desfile Cívico no Centro. A programação ocorrerá na sexta-feira (12/8), das 17h às 22h, e no sábado e domingo (13 e 14/8), das 12h às 22h.

Voltada a pessoas de todas as idades, a festa foi elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com as demais secretarias municipais, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

“Vamos oferecer, nesta data tão importante da nossa querida Sorocaba, uma grande festa, com uma série de atrações, para que as famílias sorocabanas comemorem, junto conosco, mais um ano desta cidade tão querida e acolhedora, que está ficando cada dia mais linda e ainda será a melhor do Brasil para se viver”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

Para marcar o início das festividades, no dia 12 de agosto, às 19h, será realizada a abertura oficial da Festa de Aniversário de Sorocaba, com a presença do prefeito Rodrigo Manga e outras autoridades. Na sequência, a Orquestra Filarmônica Jazz SESI/SENAI Sorocaba, sob o comando do maestro Vitor Canassa, subirá ao palco do evento para uma apresentação especial, com um repertório de trilha sonora de filmes e de rock’n rol, com a participação do Duolema.

A programação festiva também contará com apresentações de música, dança, circo, espetáculo infantil, entre muitas outras atividades, incluindo demonstração de aeromobilismo, exposição de automobilismo e de carros antigos, balonismo de exibição e a participação especial do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira, mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça, além de diversas atividades e serviços oferecidos pelas várias secretárias municipais aos munícipes.

O Paço Municipal ainda terá uma área destinada especialmente às crianças e uma Praça de Alimentação. O Pupa Eventos somará à programação festiva, oferecendo diferentes atrações. O evento também arrecadará alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, do FSS. O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

Baile da Cidade, Ato Cívico e Desfile

A programação de aniversário igualmente contará com o resgate do saudoso Baile da Cidade, no dia 12 de agosto, às 21h30, no Ipanema Clube. O evento, que era tradicional na cidade, teve sua última edição realizada em 2002 e, agora, é resgatado em grande estilo pela atual Administração Municipal, com foco na arrecadação social, já que a renda obtida com a venda dos convites será revertida na compra de cestas básicas a serem distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Já, no dia 14 de agosto, às 8h, será realizado o Ato Cívico no Largo de São Bento, no Centro, que contará com o hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), com a participação da cantora Allyne de Moura Silva, servidora pública municipal. Na sequência, às 9h, ocorrerá o desfile pelas ruas São Bento e Quinze de Novembro, com a participação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, clubes de escoteiros da cidade, 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Tiro de Guerra e integrantes do projeto Caminhada, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

A programação completo do aniversário de 368 anos de Sorocaba pode ser conferida no site da Prefeitura de Sorocaba: .

Dia 12 de agosto (sexta-feira)

FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SOROCABA Horário: 17h às 22h Local: Paço Municipal Evento aberto ao público

19h – Abertura oficial da Festa de Aniversário de Sorocaba 19h30 – Orquestra Filarmônica Jazz SESI/SENAI Sorocaba, com a participação do Duolema Mais atrativos: Praça de Alimentação; Área Kids e Ônibus “PTS na Escola” (Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS)

BAILE DA CIDADE (EVENTO BENEFICENTE) Horário: 21h30 Local: Ipanema Clube* *Entrada mediante apresentação de convite

Dia 13 de agosto (sábado)

FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SOROCABA Horário: 12h às 22h Local: Paço Municipal Evento aberto ao público 15h30 – Esquadrilha da Fumaça 17h – Palhaço Fusquinha 18h – Coral Olga 18h – Balonismo de exibição Mais atrativos: Praça de Alimentação; Área Kids; Ônibus “PTS na Escola” (Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS); Feira de Adoção de Animais (Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema); Ônibus da Sema e exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) e demonstração de aeromobilismo.

Dia 14 de agosto (domingo)

ATO CÍVICO Horário: 8h Local: Largo de São Bento – Centro Evento aberto ao público

DESFILE CÍVICO Horário: 9h Local: Ruas São Bento e Quinze de Novembro – Centro Evento aberto ao público

FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SOROCABA Horário: 12h às 22h Local: Paço Municipal Evento aberto ao público 12h30 – Orquestra de Violas “Zé Franco” 15h30 – Frozen 18h – Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Fronteira Aberta”

 

Mais atrativos: Praça de Alimentação; Área Kids; Ônibus “PTS na Escola” (Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS); Feira de Adoção de Animais (Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema); Ônibus da Sema e exposição de animais taxidermizados (“empalhados”); aferição de pressão e glicemia (Secretaria da Saúde – SES); pebolim, tênis de mesa e gibiteca (Secretaria de Cultura – Secult); atividades lúdicas na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (Secretaria de Cultura – Secult); oficinas esportivas (Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida – Sequav); demonstração de aeromobilismo; exposição de automobilismo; exposição de carros antigos, além da presença do cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM).