NOTÍCIAS

Censo 2022: saiba a importância de participar e como identificar os recenseadores do IBGE na cidade

Pesquisa começou na segunda-feira (1) em Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba, em apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), orienta todos os munícipes para que recebam e respondam corretamente ao questionário do Censo 2022, o mesmo que seria realizado em 2020 e precisou ser adiado, devido ao período pandêmico. Os recenseadores destacam a importância da participação da população nessa pesquisa, que é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos atuais da cidade, bem como para o planejamento assertivo das políticas públicas.

Os moradores da cidade devem ficar atentos à correta identificação dos recenseadores. Eles estão devidamente uniformizados, tendo bem visível o logo “Censo”. O questionário é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer aos sábados e domingos. Além disso, o crachá do recenseador terá um QR Code de identidade e o nome do profissional poderá ser consultado pelo telefone gratuito 0800 721 81 81, para que não haja dúvidas sobre quem está atuando na coleta oficial de dados.

O questionário geral leva cerca de 15 minutos para ser respondido e aborda dados, tais como: características do morador, a exemplo de sexo, idade e nível de escolaridade; estrutura da residência; saneamento básico existente e rendimento mensal. Uma parcela dos questionários (5%), ainda, é mais aprofundada e serve de amostra, contendo dados adicionais, como: religião, área de atuação profissional, entre outros. Além disso, nesta edição da pesquisa, serão levantadas também, pela primeira vez, informações sobre a infraestrutura local existente, sendo ruas com calçadas e arborizadas, acessibilidade, capacidade de fluxo da via, iluminação pública, etc.

“Sorocaba sofreu, assim como todos os municípios brasileiros, durante a pandemia, com a falta de dados demográficos atualizados, uma vez que o último Censo realizado pelo IBGE foi o de 2010. Até o fim deste ano, teremos dados precisos e confiáveis, que poderão nortear as políticas públicas. São informações que vão nos ajudar a melhorar, cada vez mais, nossa cidade”, diz o prefeito Rodrigo Manga.

O resultado do Censo reflete a realidade dos municípios e do País como um todo, sendo que seus resultados contribuem para a tomada de decisão dos governos em todos os níveis, acerca dos serviços essenciais à população, tais como a definição do número de postos de saúde, de creches e escolas, as ações voltadas à criação de empregos, entre outros relevantes, além de poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada igualmente em áreas prioritárias.

Para a coordenadora de área do IBGE, Fernanda Lopes, que esteve visitando a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba para informar sobre iniciativa, acompanhada do vereador Fábio Simoa, a participação da população é fundamental para a evolução das cidades e do Brasil. “Estamos tomando todos os cuidados necessários, como a devida identificação visual dos recenseadores e sobre os horários mais oportunos e flexíveis para a aplicação dos questionários, para que os munícipes possam receber nossos profissionais e responder as questões, com toda tranquilidade”, ressalta.