NOTÍCIAS

Exposição “Sorocaba Primeiros Tempos” está em cartaz na Biblioteca Infantil

As famílias sorocabanas já podem conferir a exposição “Sorocaba Primeiros Tempos” na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra faz parte da programação especial de aniversário de 368 anos da cidade (15 de agosto) e conta com cinco maquetes de prédios históricos do município, todas produzidas em papel pelo artista plástico Santiago Ribeiro.

As obras selecionadas para a exposição são: Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento (1661), Museu Histórico Sorocabano (1780), Igreja de Santo Antônio (1752), Segunda Câmara e Cadeira (1863) e Estação Ferroviária (1872), sendo os quatro primeiros construídos em taipa de pilão (técnica milenar, trazida pelos portugueses ao Brasil, que utiliza terra “socada” para construção) e o último em alvenaria, isto é, utilizando tijolo e cal.

As obras traçam um breve panorama histórico e cultural, desde os primeiros tempos do município, passando pelo Ciclo das Bandeiras, Tropeirismo, Ferrovia e início da Industrialização.

Nascido em Sorocaba, Santiago Ribeiro, de 43 anos, iniciou suas atividades de forma autodidata e, por meio de oficinas, foi direcionando seus trabalhos para a arte da escultura em papel e outros materiais, reproduzindo, com riqueza de detalhes, prédios históricos, painéis artísticos, entre outros. No decorrer do tempo, o artista também fez curso de Design de Interiores, ampliando suas atividades como cenógrafo teatral e ilustrador. É membro do grupo teatral Barracão da Vó e coordenou, durante seis anos, a Confraria dos Artistas de Sorocaba, que reuniu vários artistas plásticos, ilustradores e escultores em papel.

Santiago Ribeiro já realizou duas grandes mostras retratando os prédios históricos de Sorocaba e região. A primeira foi “Cenário da Memória”, quando reproduziu, em esculturas de papel, dez edificações significativas de Sorocaba, como o Casarão de Brigadeiro Tobias, a Igreja de Sant’Ana, o Mosteiro de São Bento, a Estação Ferroviária, entre outros.

Já, a segunda exposição reuniu edificações da antiga Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, como A Casa das Armas Brancas, Cemitério dos Protestantes, Altos Fornos, Casa da Cadeia e Sede da Fazenda. As duas foram contempladas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba e encontram-se preservadas na Biblioteca Infantil Municipal, que periodicamente realiza exposições com as mesmas.

“Sorocaba Primeiros Tempos” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 19 de agosto. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.

Fotos: Secretaria de Cultura