Sorocaba

Cerca de 3.000 pessoas participam da 5ª Maratona Internacional Sorocaba Novembro Azul neste domingo (27), já considerada uma das principais do País – Agência de Notícias

 

Crédito: Claudio de Castro Ferreira

Neste domingo (27), das 5h30 às 11h30, 2.873 pessoas participarão da 5ª Maratona Internacional Sorocaba Novembro Azul, que, de forma inédita, traz um trajeto praticamente 100% plano. A corrida terá largada e chegada no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, passando pelas avenidas Dom Aguirre e Juvenal de Campos, com retorno no Trevo da Vida.

Organizada pela Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), a prova faz parte do Calendário Oficial de Eventos Esportivos do Município e será disputada nas seguintes distâncias: 5 km, 10 km, 21 km, 42 km, além de 3 km nas categorias Caminhada e Kids.

“Teremos, de forma inédita, um trajeto praticamente 100% plano, homologado pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) e pela Federação Paulista de Atletismo. Com isso, estamos trabalhando para sermos uma das cinco principais maratonas do Brasil”, afirma o diretor da Proeesp, Tony Muknicka.

“Parabenizo à organização pela realização dessa maratona, que terá praticamente todo o trajeto plano. É uma grande conquista para a nossa cidade. Estimular a atividade física é essencial para a qualidade de vida da população e eventos, como esse, são fundamentais para a promoção da saúde”, declara o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza.

Serão premiados, com troféus, os cinco primeiros atletas colocados na categoria Masculina, nas corridas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, bem como na categoria Feminina e as cinco primeiras equipes com maior número de participantes.

A prova foi projetada para também garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência (PCDs), com direito a acompanhante. Elas receberão medalhas e acesso a todas as atividades e experiências promovidas durante o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (15) 99171-7717.

Mobilidade durante a maratona

A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que serão realizados desvios temporários no trânsito e restrições parciais da pista, para a realização da 5ª Maratona Internacional Sorocaba Novembro Azul, neste domingo (27), a partir das 5h30.

A Avenida Dom Aguirre, entre o Parque das Águas e o Trevo da vida, estará com a faixa da esquerda, em ambos os sentidos, restrita à passagem dos atletas. Ou seja, os veículos trafegarão normalmente pela faixa central e da direita.

Os cruzamentos ao longo desse trecho da Avenida Dom Aguirre estarão interrompidos temporariamente, sendo que o acesso entre a região central e a Zona Leste deve ser feito pela Ponte Francisco Delosso. Já, a previsão da Semob para liberar o trecho da Avenida Dom Aguirre, entre a base do Corpo de Bombeiros de Santa Rosália e o Trevo da Vida, é às 7h de domingo.

A ligação entre a Zona Leste e a Zona Norte, por sua vez, será pela Avenida 15 de Agosto, enquanto, no sentido contrário, o acesso será pela via Rodovia Castelinho (SP-75).

Os acessos à Ponte Dom José Melhado Campos, que também liga as Zonas Norte e Leste, terá uma das faixas restritas para os atletas e as outras, também em cada sentido, operando no esquema siga e pare.

Agentes de trânsito estarão coordenando o fluxo ao logo do trajeto da corrida. Faixas de orientação de trânsito, informando sobre as rotas de desvio, também serão afixadas em pontos estratégicos, para garantir toda mobilidade.