Equipes do IFSP são semifinalistas no Desafio Liga Jovem
Duas equipes do Câmpus Bragança Paulista são finalistas no Desafio Liga Jovem, competição nacional realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia.
Nesta primeira edição do Desafio, as equipes participaram de 20 horas de conteúdo ao vivo e submeteram suas soluções em novembro de 2022. Foram mais de 1200 equipes inscritas, de 18 estados do Brasil.
Para a grande final foram selecionadas 100 equipes semifinalistas, entre elas, duas equipes do IFSP, compostas por estudantes do 2° ano do curso Técnico Integrado em Informática do Câmpus Bragança Paulista, orientados pela professora Talita de Paula C. de Souza.
A semifinal acontecerá nesta semana, entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo. O desafio organizou um cronograma com visitas a centros de inovação e à Faculdade Sebrae, onde acontecerão as apresentações das equipes semifinalistas, no formato de pitch.
As equipes que forem classificadas para a final, se apresentarão no evento Bossa Summit, o maior evento de investimento em startups do Brasil nos dias 23 e 24 de março. As seis equipes mais bem pontuadas ganharão uma viagem a Madrid, na Espanha.
Conheça as equipes do IFSP
A equipe Apollo, formada por Davi Sperandio e Silva, Marília Zago Kairalla de Queiroz, Karen Azevedo e Paiva Marques, Giovana Viana Bezerril e Julia Gonella de Oliveira, apresenta o Apollo Connect, um aplicativo que busca criar uma ponte entre jovens com pouca experiência e empresas dispostas a contratá-los. Dentre as ferramentas, o aplicativo conta com um mural de vagas, um mural de oportunidades, concursos e competições, um chatbot de auxílio à elaboração de currículo, um fórum que cria uma comunidade unida entre os jovens, além de modelos prontos de currículo recomendados por área de vocação. Assim, o aplicativo foca em atender a necessidade dos jovens que buscam por empregos e das empresas que procuram mão de obra motivada e de fácil treinamento.
A equipe New Dot, formada por Sanmara Gomes de Lima, Lorena Batalha de Souza e Mariana Martins Bassani, apresenta o Fast Seat, um aplicativo de mobilidade urbana voltado para estudantes, que tem como principal objetivo conectar alunos e transportes escolares, permitindo que os mesmos possam encontrar transporte para ida/volta de sua instituição de ensino de forma rápida, segura e sem complicações. O aplicativo possibilita a contratação de planos de vans semanais, mensais, anuais ou até mesmo personalizados, ele também contém ferramentas como chat para comunicação entre motoristas e estudantes, sensor de localização para rastreamento em tempo real e mapa com rotas de ônibus circulares que podem servir como uma segunda opção para os usuários. O aplicativo causa ainda um impacto social positivo com o “Assento solidário”, ferramenta essa que consiste na doação de assentos/viagens para alunos em situação de baixa renda.
Da esquerda para a direita: Davi, Sanmara, Mariana, Talita, Júlia, Marília, Karen, Giovana e Lorena.
Para mais detalhes do desafio, acesse https://www.institutoidf.org/desafioligajovem/default.aspx
Mais detalhes do Bossa Summit estão disponíveis em https://bossasummit.com.br/