NOTÍCIAS

Arcebispo da Paraíba elogia espetáculo Paixão de Cristo realizado pela Prefeitura de João Pessoa

“Grande mensagem”

Arcebispo da Paraíba elogia espetáculo Paixão de Cristo realizado pela Prefeitura de João Pessoa

10/04/2023 | 21:00 | 87

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, aprovou o espetáculo Paixão de Cristo – Um Musical de Vida, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), durante a Semana Santa. O religioso fez parte do público que acompanhou a encenação no Adro da Igreja de São Francisco, Centro Histórico da Capital, e elogiou a iniciativa da gestão municipal em promover um evento deste porte.

“João Pessoa ganhou muito com a apresentação deste espetáculo. Foram mais de 10 mil pessoas assistindo, respondendo ao convite da Prefeitura, através da Funjope, para esse espetáculo. O texto foi maravilhoso, muito bem trabalhado por Everaldo Vasconcelos. A direção de Edilson Alves também foi excelente. A música, as coreografias, os atores, tudo muito bem preparado. Tudo isso ajudou a refletir na Semana Santa, paixão, morte e ressurreição do Senhor. E a grande mensagem que fica no coração de cada um é que a morte não é o fim”, afirmou Dom Manoel Delson.

O espetáculo teve o ator Henri Castelli representando Jesus e a atriz Érika Januza na interpretação de Maria, além de 40 atores e atrizes locais selecionados em edital. Ao todo foram quatro noites de evento e seis apresentações, com duração de duas horas cada. A Paixão de Cristo em João Pessoa retratou as principais passagens da vida de Jesus até sua crucificação, intercalando com canções religiosas bem conhecidas do público e iluminação marcante com projeções mapeadas na fachada da Igreja de São Francisco.

“A Semana Santa é um grande momento para a igreja, para o mundo cristão. Temos grandes celebrações, liturgia muito bonita e procissões. A apresentação da Paixão de Cristo vem acrescentar essa grande celebração que a igreja realiza. O povo cristão concorre com sua presença e participação desse momento da nossa fé”, completou o arcebispo da Paraíba.

 A peça teve a participação de um grande elenco de 40 artistas locais e a presença da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, da Companhia Jovem formada por alunos bailarinos da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do município.

“Os nossos atores e as nossas atrizes deram o melhor na montagem do espetáculo. A parte musical e da dança foi tudo perfeito. O público também esteve muito presente. Neste ano, a gente consolidou esse espetáculo em frente ao Centro Cultural São Francisco e marca para João Pessoa a importância de se fazer esse tipo de espetáculo”, ressaltou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Direção e produção – Com texto do ator e professor de teatro Everaldo Vasconcelos e direção geral de Edilson Alves, a Paixão de Cristo teve cenografia e adereços do ator Dadá Venceslau; figurino de Nelson Alexandre; assessoria de Sânzia Márcia e Adriana Germano; assistentes Edvânia Maria, Washington Serafim e Rogério Gomes; direção musical do maestro Rogério Borges; assistente de direção José Maciel e participação da Banda 5 de Agosto. Além dos atores, uma equipe técnica formada por mais de 40 profissionais trabalhou no espetáculo.

Apoio – Estiveram envolvidas no evento as secretarias municipais de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Fundação Espaço Cultural (Funesc) e o Centro Cultural São Francisco. As empresas Ary Guinchos e Arte Incêndio também contribuíram para a realização do espetáculo, assim como a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Proex).