Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Hospital Santa Isabel oferta práticas integrativas para servidores da rede municipal de saúde

Qualidade de vida

Hospital Santa Isabel oferta práticas integrativas para servidores da rede municipal de saúde

25/04/2023 | 19:30 | 17

Dentro da política de valorização e cuidados com os servidores públicos e com o objetivo de investir na saúde do trabalhador, levando em consideração o bem-estar físico, mental e social de todos os colaboradores da Rede Municipal de Saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) segue com o projeto de Cooperação em Saúde Mental.

Nesta terça-feira (25), no Setting Terapêutico, espaço implantado no Centro de Estudos Afonso Pereira (Ceapes) para atender os servidores, foram ofertadas duas práticas integrativas em saúde: auriculoterapia e ventosaterapia.

A ideia de cuidar de quem cuida inspirou o projeto de Cooperação em Saúde Mental, idealizado pela enfermeira, também formada em Psicologia, Karla Fernandes de Albuquerque, coordenadora do Centro de Estudos. Ela coordena a iniciativa ao lado da psicóloga Emília Rita de Araújo Neta. “O projeto contempla prestadores de serviços e efetivos, residentes, internos e demais estagiários do HMSI, assim como da rede municipal de saúde”, reforça Karla.

O projeto, que disponibiliza diversas ações, práticas integrativas e também oferta apoio psicológico para os colaboradores, conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, integrada por profissionais das mais diversas áreas de atuação em saúde mental e física, como medicina, fisioterapia, enfermagem, biomedicina, serviço social, nutrição, entre outras.

Todas as atividades são realizadas no Centro de Estudo do hospital, com a parceria de instituições como a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Faculdade Três Marias (FTM), Faculdade São Vicente de Paula (FSVP) e Faculdade Santa Maria (FSM), além de professores e profissionais de saúde.

Práticas integrativas – A ventosaterapia é uma técnica de origem oriental que utiliza copos de vidro ou de material plástico para produzir sucção em pontos específicos do corpo, com fins terapêuticos. Já a auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

Sair da versão mobile