Cláudio Souza Fundhas
Palco tradicional de emoções do esporte de São José dos Campos, o Teatrão, na região leste, viveu uma manhã especial nesta sexta-feira (28) durante a festa em comemoração ao aniversário de 36 anos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), prestigiado por cerca de 2.500 pessoas.
Durante duas horas, a quadra e as arquibancadas do ginásio ganharam novas cores e novos sons. Para onde se olhava, era possível perceber olhos lacrimejantes e sorrisos estampados nos rostos de crianças, jovens, adultos, atendidos, pais de alunos, funcionários, gestores, professores, colaboradores e autoridades que fazem parte desta história de sucesso que já transformou as vidas e ampliou os horizontes profissionais de milhares de joseenses desde 1987.
Em uma solenidade em que a emoção foi a tônica, teve atrações para todos os gostos e devidamente registradas pelas inúmeras selfies e vídeos que irão eternizar este momento único.
Bola show garantindo a diversão, plataforma 360 graus para gravação de vídeos com alegria e interatividade, apresentações artísticas e da premiada fanfarra e desfile de crianças e adolescentes, culminando com o tão aguardado parabéns.
Sucesso. Equipe de contação de histórias saudando o público. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Agradecimento
Moradora da Cidade Morumbi, na região sul de São José, a dona de casa Cássia Regina dos Santos, de 42 anos, fez questão de prestigiar o aniversário da instituição frequentada pelas filhas de 10 e 11 anos, que há 3 anos estudam na unidade Parque Industrial, na sede da Fundhas, também na região sul.
Acompanhada nas arquibancadas pela mãe e com sua caçulinha de apenas 11 meses no colo, ela destacou a importância da Fundhas para sua família.
“Não poderia deixar de vir na festa de aniversário da Fundhas, que tem ajudado tanto minha família. Não há preço que pague o bem que a Fundhas tem feito para minhas filhas”.
Aluna da unidade Campos de São José, na região leste, Caroline Nicole de Souza Silva, que tem 10 anos de idade e está na Fundhas desde 2020, também não conseguiu esconder a emoção.
“A festa está muito bonita. Fico feliz de estar aqui e participar deste momento tão importante. Estou gostando de tudo, principalmente das músicas, que estão ótimas”.
Professor de artes e cultura maker há 16 anos, Ezequiel Tadeu de Oliveira, de 53 anos, classificou a Fundhas como uma grande família.
“É muito bom trabalhar na Fundhas e fazer parte desta história de sucesso, que tem melhorado as vidas de tantas pessoas ao longo destes 36 anos”.
Augustinho. Mascote das OlimpíaDHAS encantou a todos. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
OlimpíaDHAS
Um dos destaques do aniversário foi o lançamento da primeira edição das OlimpíaDHAS, que até outubro próximo garantirá união, diversão e muita animação para crianças e adolescentes de 10 unidades espalhadas por todas as regiões de São José.
Ao entrar na quadra, o mascote Augustinho, leãozinho criado por uma aluna de 15 anos em homenagem ao ex-prefeito e idealizador da Fundhas, o assistente social Hélio Augusto de Souza, levantou as arquibancadas com sua performance, que incluiu volta olímpica, embaixadas com bola de futebol, danças e muita ginga.
Foi seguido script semelhante ao dos tradicionais Jogos Olímpicos, com desfile das delegações de atletas –no total, 300 crianças e adolescentes representando 10 unidades de todas as regiões–, gritos de paz e juramento oficial.
O ponto alto foi o acendimento da pira olímpica com tecnologia de LED. A honraria de carregar a tocha, réplica da utilizada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, coube a Rodrigo Santiago, primeiro professor de educação física a atuar na Fundhas e que já dedicou 27 de seus 52 anos à instituição.
“É um dos momentos mais emocionantes e especiais da minha vida. Desde que comecei na Fundhas, sempre defendi a ideia de uma competição para unir os alunos de todas as instituições. E agora meu sonho se tornou realidade”.
Tocha acesa. A pira que embalará as competições até outubro. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Vidas transformadas
A Fundhas representa tudo isto ao mesmo tempo. Emoção, sonhos realizados, trajetórias de vida transformadas e iniciativas inovadoras que garantem cidadania, respeito, dignidade e emancipação social.
Mais do que sentimentos e conceitos nobres, são atitudes que transformaram a instituição no maior programa social de São José e referência de acolhimento, de novas oportunidades e de capacitação profissional em todo o Estado de São Paulo e no Brasil.
Alicerçada em sua história de sucesso e com um passado inspirador, o presente tem sido frutífero e o futuro se vislumbra promissor. Vida longa à Fundhas.
Artistas. Fanfarra e corpo coreográfico deram show. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Fundhas em números
Aniversário de 36 anos da Fundhas e lançamento das OlimpíaDHAS
MAIS NOTÍCIAS Fundhas