NOTÍCIAS

Alunos se preparam para OBA com atividades no contraturno – Prefeitura de São José dos Campos

Paula Pessoa Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 20 alunos da Emefi Emmanuel Antônio dos Santos, no Frei Galvão, se prepara para a edição deste ano da Olimpíada de Astronomia (OBA) desde abril com atividades de estudo no contraturno quinzenalmente. Nesta terça-feira (2) a aula foi diferente e especial, com observação e registros da lua, de planetas, estrelas duplas e aglomerados estrelados.

A observação com telescópio aconteceu em parceria com o divulgador científico Wandeclayt Melo, do Projeto Céu Profundo, e encantou os estudantes, que participaram com perguntas e curiosidades sobre as novas descobertas. 

“A atividade noturna foi interessante e muito divertida. Gostei de participar e poder fazer perguntas e ver o céu pelo telescópio. Espero ser medalhista da OBA e que isso ajude no meu futuro”, afirmou Sophia Gabriele dos Santos Lima, 13 anos, do 8º ano. 

“Foi legal poder visualizar os objetos e o sistema solar, tirar dúvidas e participar. Ser medalhista pode me ajudar muito e eu espero conseguir isso na Olimpíada”, disse João Paulo Félix da Silva, 11 anos, do 6º ano. 

“A atividade feita traz aos alunos oportunidades e possibilidades porque permite uma compreensão maior dos temas, passando mais segurança para eles se prepararem para a prova, além de incentivar caso alguns se interessem em atuar nas áreas das Ciências profissionalmente. As atividades no contraturno permitem desenvolvimento maior deles, especialmente a Astronomia, que os motiva a serem investigadores, pesquisar e se desenvolver”, afirmou o professor de Ciências Luís Henrique Machado.

Segundo a equipe gestora da escola, as propostas diferenciadas estimulam o protagonismo juvenil e ampliam o seu olhar para as inúmeras oportunidades futuras para a vida, além dos espaços da escola, com uma formação completa.

“Como professor temos esperança de um mundo novo e melhor, garantir um futuro melhor e brilhante aos nossos alunos, por meio da escola. Espero que um dia todos eles possam compreender essa grandiosidade da Educação”, frisou Luís. 

Prepara Campeões 

As escolas municipais de São José dos Campos estão se preparando para a OBA 2023 (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), que recebem inscrições até o dia 10 de maio. 

A participação expressiva da rede de ensino municipal já é tradição e envolve diversas ações no ano letivo, com a confecção e o lançamento de foguetes de materiais recicláveis, aulões e treinamentos, como parte prática da olimpíada, e prova teórica.

A rede de ensino municipal de São José prepara campeões do conhecimento por meio da Olimpíada Municipal, projeto da Prefeitura lançado neste ano, com disputas saudáveis para reconhecer o estudo e o saber dos estudantes. Alunos dos anos finais (6º ao 9º) participaram das seletivas durante o mês de março e 135 foram classificados para os times olímpicos, que vão representar as escolas e o município em demais processos seletivos. 

Os membros dos times olímpicos serão apresentados em breve e terão aulas semanais no contraturno escolar (presencial e remota), materiais extras de apoio, participarão de outras Olimpíadas do Conhecimento e receberão certificado e premiação.

Olimpíada científica

Os eventos OBA e MOBFOG são abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

A competição tem como principal objetivo incentivar os alunos a estudar disciplinas como Física, Matemática e Geografia, além de despertar o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia ao abrir portas para o universo da Astronomia prática e teórica. 

 

MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Educação e Cidadania