NOTÍCIAS

Agentes da Mobilidade são equipados com desfibriladores – Prefeitura de São José dos Campos

Beatriz Rosa Secretaria de Mobilidade Urbana

No aniversário de 30 anos de criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta sexta-feira (19), 19 DEA’s (Desfibriladores Externos Automáticos) para equipar as viaturas dos agentes da mobilidade para realização dos primeiros socorros em acidentes.

Representando a Secretaria de Mobilidade Urbana, os agentes da mobilidade José Maria de Souza e Mylena Karla da Silva Ferreira receberam os desfibriladores das mãos do médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração.

A ação integra o projeto Cor+Ação, em apoio à Associação Salva Coração, e tem o objetivo de criar uma rede de atendimento às urgências relacionadas a problemas cardiovasculares e paradas cardíacas em diversos pontos do município, como em acidentes viários, por exemplo.

Na Secretaria de Mobilidade, os desfibriladores irão equipar as viaturas e ampliar a cobertura de atendimentos com paradas cardiorrespiratórias, mesmo porque os agentes da mobilidade são sempre os primeiros a chegar nos acidentes. 

Para isso, todos os agentes já receberam treinamento para executar manobras de ressuscitação cardíaca em casos de emergência.

Há 25 anos na Semob, o agente da mobilidade Cristiano José Tavares, 45 anos, disse que os equipamentos irão ajudar a salvar mais vidas no trânsito. 

“Nós sempre tivemos capacitação em primeiros socorros. Eu mesmo já fiz vários cursos, inclusive em parceria com o salva corações. É um equipamento muito importante porque o agente da mobilidade é sempre o primeiro a chegar em acidente e, com esse conhecimento e o novo equipamento, poderemos salvar mais vidas.”

Cristiano relembra que seu conhecimento na técnica da massagem cardíaca já o ajudou a salvar uma vida. “O que mais me marcou aqui na Semob foi poder salvar uma vida. Poder ressuscitar uma senhora, foi um momento muito bacana”, disse.

Para o veterano, José Maria de Souza, 55 anos, salvar vidas no trânsito é ótimo. “Agora vamos poder salvar a vida de pessoas infartando e isso é muito bom para o trânsito e para a população. Esses aparelhos farão toda a diferença na cidade”.

Causa

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os problemas cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. 

E em São José, a Prefeitura vem investindo no treinamento dos servidores públicos e na aquisição dos equipamentos. A GCM já está equipada com 38 desfibriladores e os guardas municipais já foram capacitados.

A próxima etapa do projeto prevê o treinamento de servidores públicos no Paço, além de professores de escolas municipais, educadores físicos e demais servidores. 

Segundo o médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração, com a formação dos agentes da mobilidade, São José se torna uma cidade modelo no atendimento de parada cardíaca. “Os agentes circulam pela cidade toda e estão capacitados para fazer uma ressuscitação cardíaca”.

Segundo ele, a chance de sobrevivência em uma parada cardíaca se reduz em 10% a cada minuto. Somente com a massagem cardíaca feita com as mãos, é possível salvar uma a cada quatro vítimas. Com os desfibriladores, as chances aumentam para uma a cada duas vítimas.

“Em uma situação de parada cardíaca, infarto ou AVC, o tempo é fundamental”, diz Duccini. “Cada segundo conta. E quanto mais rápido o atendimento, maiores serão as chances da vítima sobreviver também com a utilização do DEA.”

MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Mobilidade Urbana