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Escola infantil incentiva leitura com Passaporte Literário – Prefeitura de São José dos Campos

Paula Pessoa Secretaria de Educação e Cidadania

“Atenção, senhores passageiros com destino à Sala de Leitura da Emei Zeli de Toledo Dias, preparem-se. A aventura vai começar!”.

O incentivo à leitura desde cedo é levado a sério na escola infantil do Jardim Uirá, na região sudeste, por meio do projeto Passaporte Literário, que atende cerca de 300 crianças.

No projeto, coordenado pela professora Carmem Lúcia Souza, semanalmente a cada livro escolhido para leitura em família é feito um registro no passaporte. O caminho da sala de aula até a Sala de Leitura acontece de um jeito diferente e animado: as crianças fazem fila como se fossem viajar de avião, guiadas pela professora vestida de comandante, segurando a mala, e tendo o barulho da turbina da aeronave como trilha sonora. 

“Começamos apresentando um vídeo sobre a magia da leitura, que é comparada a uma viagem para novas realidades, no mundo dos autores e suas histórias, depois entregamos um passaporte feito de papel e uma bolsinha para cada aluno, para levarem e trazerem as obras. O interesse pelo empréstimo de livros, que sempre aconteceu na escola, aumentou e eles participam de todo processo, desde a escolha, a leitura em família, o registro com carimbo e até trocando dicas entre os amigos”, explica. 

“As crianças amam o projeto, aquelas que estão em fase de alfabetização até escrevem os títulos que levaram para a casa, copiam as letras e fazem desenhos sobre a leitura”, destaca a professora Gleice Gomides. 

“Desejamos que eles, a cada leitura, se encantem pelo mundo do saber e das descobertas”, diz Carmen. 

Pequenos leitores

“Eu gosto de ir de avião para a Sala de Leitura pegar um livro e levar pra casa para ler com a mamãe”, diz animada Yenesmin Alves dos Santos, 5 anos, que, para essa semana, escolheu a obra “Salada Saladinha” (de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona), depois da dica que recebeu da amiga Hellena Aparecida Marciliano Pereira, 5 anos.

Para Hellena, o livro indicado vale a pena ser lido porque é “legal, engraçado e muito colorido”. Já sua próxima leitura será sobre A Pequena Sereia. “Os livros são importantes”, frisa a pequena. 

Arthur Henrique de Oliveira Santos, 5 anos, conta que por meio da leitura é possível aprender coisas novas e se divertir. “Eu gosto de levar livros, fico pedindo para ler com minha mãe, meu pai e meu irmão todo dia”, disse. 

Leitura em família

O projeto da escola envolve pais, mães, avós, irmãos e responsáveis das crianças que são convidados para participar da viagem literária. Maiara Monteiro é mãe da Laura Yoshie Monteiro Ikehara, 4 anos, do Infantil 2, e percebe que a filha tem se desenvolvido melhor na escola, desde a socialização até a alfabetização. 

“A Laura gosta muito dos livros, chega em casa contando sobre a atividade, quer que a gente leia para ela várias vezes e depois conta, do jeitinho dela, a história, mostra os personagens e ilustrações. Ela reconhece as letras, está começando a formar algumas palavras e a leitura é fundamental neste momento”, comenta Maiara. 

“A parceria entre família e escola é de extrema importância, pois para que as crianças se desenvolvam bem, um lado precisa ajudar o outro. A escola passa segurança para mim de que minha filha está bem cuidada”, destaca. 

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