NOTÍCIAS

São José reduz taxa de faltas em consultas nas UBSs Resolve – Prefeitura de São José dos Campos

Paula Paz Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou um levantamento sobre o impacto do absenteísmo nas Unidades de Atenção Primária à saúde.

O conceito se refere ao não comparecimento do paciente em uma agenda para consulta ou realização de exames.

No primeiro trimestre de 2022, foram 171.135 consultas agendadas nas UBSs Resolve. Destas, 26.985 pacientes não compareceram, o que corresponde a 15,77% de absenteísmo.

Já em 2023, também no primeiro trimestre, foram 199.503 consultas agendadas e 27.777 faltas, o que corresponde a 13,37%.

A perda destes agendamentos impacta no processo de trabalho e aumenta as filas de espera, além dos prejuízos que a ausência destas consultas pode gerar no cuidado da saúde dos usuários.

O município vem trabalhando nas Unidades de Saúde uma política de conscientização e já obteve uma melhora no primeiro trimestre do ano. Em 2023, o município ofertou mais consultas e teve um número menor em porcentagem de absenteísmo.

Existem alguns caminhos que podem ser traçados para que possíveis desistências sejam devidamente canceladas ou reagendadas, trazendo a possibilidade de outras pessoas serem consultadas.

APP Saúde na Mão

O aplicativo Saúde na Mão permite que o paciente visualize seu histórico de atendimento e exames, além de realizar o cancelamento de consultas. A orientação é que o cancelamento seja solicitado com até  24 horas de antecedência. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

Reagendamento

O reagendamento deve ser feito presencialmente nas UBSs Resolve com documento de identificação. O paciente será acolhido e orientado quanto à data da nova consulta.

MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Saúde