IFSP adota uso de “campus” e “campi” a partir desta quinta-feira (15/06)
Novo padrão substitui o uso do termo “câmpus” em todas as formas de comunicação institucional
A partir desta quinta-feira, 15 de junho, o IFSP passou a utilizar a grafia dos vocábulos “campus” e “campi” como padrão, em substituição ao termo “câmpus” para designar as unidades que integram a Instituição.
A mudança está estabelecida na Instrução Normativa n.º 13/2023, de 14 de junho e publicada no dia 15 de junho e segue orientações do Ministério da Educação.
As novas grafias devem ser utilizadas tanto na documentação oficial quanto nos materiais de divulgação institucional.
É obrigatório o uso de itálico para grafar os termos acima mencionados , excepcionalmente para os textos noticiosos e páginas do Portal IFSP, consoante Manual de Comunicação disponível no site do Senado Federal.
Na comunicação oficial escrita (compreendendo tanto os sites quanto as redes sociais), as alterações para o novo padrão devem ocorrer a partir da data de publicação da IN, ou seja, dia 15 de junho. Tanto para os discursos orais e escritos quanto para os documentos institucionais, o novo padrão lexical também será adotado a partir da publicação da norma.
Mudanças nos materiais, considerados como de itens permanentes ― fachadas, panfletos, cartazes ―, ocorrerão gradativamente a partir das novas aquisições.
Maiúscula e minúscula
As palavras campus e campi devem ser iniciadas com letra maiúscula quando vierem especificadas, ou seja, quando o termo se referir ao nome da unidade, por exemplo: Campus São Paulo, Campus Avaré, Campi São Paulo e Avaré.
O uso da inicial minúscula em campus ou campi deve acontecer no decorrer do texto para retomar uma unidade já citada ou quando é mencionada de forma genérica. Exemplo: Os campi fizeram a divulgação por meio do próprio site oficial de cada campus.