NOTÍCIAS

Participantes do SSP destacam acolhimento na chegada a São José – Prefeitura de São José dos Campos

José Roberto Amaral Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Participantes do SSP23 (Space Studies Program) foram recebidos neste domingo (25) na Casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade, região norte de São José dos Campos, para um café da manhã de boas-vindas. 

Cerca de 150 pessoas, entre estudantes, integrantes da ISU (International Space University) e do comitê organizador local participaram do evento. 

A abertura oficial do SSP23, considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial no mundo, será realizada nesta segunda-feira (26) no Parque Tecnológico, a partir das 18h. 

Ao chegar no Parque da Cidade, os cerca de 100 estudantes de 28 países diferentes, puderam assistir a uma apresentação de capoeira. Durante o café da manhã, o chorinho foi a música oficial do evento. Alguns estrangeiros chegaram a arriscar alguns passos. 

Hospitalidade

Os participantes ouvidos foram unânimes em destacar o acolhimento e a forma calorosa como foram recebidos em São José dos Campos. 

“Estou bastante impressionada com o jeito de receber das pessoas no Brasil. Todos estão sendo muito acolhedores e conversam sobre assuntos técnicos ou não com a mesma naturalidade”, afirmou a estudante Alba Gonzalvez Rubio, que veio da Espanha para participar do programa. 

Natural de Johanesburgo, maior cidade da África do Sul, o estudante Avinshah Mansookram também destacou a hospitalidade joseense e se disse surpreso com “a recepção de todas as pessoas”. “Estou adorando o Brasil e a hospitalidade.” 

“Estou aqui para aprender o máximo sobre todas as disciplinas do programa e minha expectativa é muito positiva. Não trabalho diretamente com o espaço, mas temos muito clientes nessa área”, disse Mansookram. 

O diretor da ISU, Goktug Karacalioglu, também elogiou a forma acolhedora que todos estão sendo recebidos e destacou o evento deste domingo como um dos mais bem sucedidos dos últimos anos. 

“Foi tudo muito bem organizado, a música, as manifestações culturais e, principalmente, o calor humano, o acolhimento que estamos recebendo de todos em São José dos Campos”. 

Estudantes estrangeiros assistem apresentação de capoeira no Parque da Cidade. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Integração 

Apesar de o SSP23 ser realizado em ambiente acadêmico, tradicionalmente são realizados eventos abertos ao público com o objetivo de integrar a comunidade ao programa e divulgar as atividades relacionadas ao espaço. 

Em São José não será diferente. Os estudos serão realizados no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mas haverá a participação da comunidade em eventos gratuitos, como painel com competição de robôs e lançamento de foguetes e balões, entre outros. 

O primeiro evento aberto ao público será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), na próxima terça-feira (27), a partir das 8h. O físico James Green, ex-cientista-chefe da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, participará da exibição do filme Perdido em Marte, de 2015.  

James Green atuou como consultor do roteiro da superprodução estrelada por Matt Damon, premiada com o Globo de Ouro de melhor filme, além de sete indicações ao Oscar. 

Sobre o SSP (Space Studies Program) 

Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. 

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico. 

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede. 

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial. 

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira. 

Mais informações: https://ssp23.isunet.edu/ 

 

GALERIA DE FOTOS

Participantes do SSP23 são recebidos no Parque da Cidade

MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico