NOTÍCIAS

Câmara de Comércio Suíço-Brasileira adere ao Acordo Ambiental São Paulo | Governo do Estado de São Paulo

DownloadGoverno do Estado de São PauloO Consulado da Suíça em São Paulo foi oficialmente nomeado como um dos observadores internacionais do Acordo Ambiental São Paulo

A Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SwissCam) assinou, nesta terça-feira (04), o termo de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do Governo de SP que une a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Secretaria de Negócios Internacionais e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Atualmente, são mais de 1,7 mil participantes – entre empresas, governos e outras instituições –, que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito-estufa e buscar a sustentabilidade.

Na mesma cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, o Consulado da Suíça em São Paulo foi oficialmente nomeado como um dos observadores internacionais do Acordo Ambiental São Paulo.

“Este é um esforço conjunto do governo de São Paulo para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade: os efeitos das mudanças climáticas. É fundamental que a iniciativa privada participe e que outros governos nos apoiem, para alcançarmos os melhores resultados possíveis”, afirma Natália Resende, secretária titular da Semil.

Chefiada pelo conselheiro federal da Suíça, Guy Parmelin, a delegação do país, composta por empresas e representantes do governo, assinou, ainda, com a Secretaria de Negócios Internacionais, um termo de cooperação técnica nas áreas de economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Durante o encontro, também foi realizado o “Fórum de Infraestrutura e Corrida para o Net-Zero em São Paulo”, no qual foi apresentado à comitiva suíça o portfólio de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs), com destaque para os projetos ligados à transição energética. O evento contou também com dois painéis sobre investimentos em infraestrutura ferroviária, saneamento, energia e tecnologia limpa.

Acordo Ambiental São Paulo

Coordenado pela CETESB, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Secretaria de Negócios Internacionais, o Acordo Ambiental São Paulo tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

A adesão voluntária será automaticamente renovada até 2030, com o objetivo de promover a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEEs) ao longo dos próximos 10 anos. O Acordo também estabelece o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes no combate às mudanças climáticas, além de receberem apoio técnico governamental.

Essa iniciativa incentivará a adoção de novas tecnologias e soluções inovadoras, destacando o papel de liderança do Estado na agenda climática.