Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

MEC intensifica diálogo com instituições da Rede Federal – IFSP – Portal Institucional

MEC intensifica diálogo com instituições da Rede Federal

Ministro da Educação se reuniu com os reitores da Rede para discutir ações conjuntas com as instituições

Compartilhar   WhatsApp    

 

 Nesta quinta-feira, 6 de julho, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reuniu-se com os reitores dos Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II e com os diretores-gerais dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O momento foi marcado pela intensificação do diálogo com as instituições, a fim de articular ações conjuntas em prol do desenvolvimento e da valorização da educação brasileira. 

Em seu discurso, o ministro enfatizou a importância da parceria com as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para reconstrução de políticas que foram desestruturadas durante os últimos anos. “Queremos muito os Institutos Federais como nossos parceiros diretos em todas as políticas do Ministério”, enfatizou Camilo.  

O ministro ainda reconheceu a importância dos IFs pelo êxito na oferta da educação e pelo destaque do nível tecnológico das instituições, indicando potencialidades que podem auxiliar na construção de uma metodologia que possa integrar toda a rede básica de ensino com o intuito de acompanhar a vida escolar dos estudantes. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, também participou da reunião e analisou de forma muito positiva a aproximação do Ministério da Educação (MEC) com os dirigentes das instituições.  

 “Este momento fortalece ainda mais a democracia e o trabalho desenvolvido pelas nossas instituições, que têm muita expertise para unir esforços aos grandes desafios que temos em relação à educação, isso é fundamental para instituir uma política de valorização, consolidação e expansão do Institutos Federais”.     

Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC 

A presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), apresentou informações sobre a Rede Federal e ratificou a importância do diálogo para o fortalecimento do processo educacional. “Nós somos realmente uma rede forte e nós estamos juntos nesta empreitada, neste desafio que é fazer a educação cada vez melhor no nosso país”, afirmou Leopoldina.  

Rede Federal – reconhecida pela qualidade na educação, a Rede tem se destacado pela oferta de ensino aliada à pesquisa e às ações de extensão, que envolvem as comunidades locais. Premiada nacional e internacionalmente pelas pesquisas desenvolvidas a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui capilaridade na oferta do ensino público e gratuito com mais de 600 unidades distribuídas pelo Brasil. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

 

Sair da versão mobile