Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Dia do Chimpanzé é comemorado no Zoo Municipal de Sorocaba neste sábado (15) – Agência de Notícias

 

Os visitantes que forem ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, neste sábado (15), às 11h, poderão conferir a atividade a “Hora do Bicho”, com a entrega de presentes especiais aos chimpanzés Paulinho e Kelly, em comemoração ao Dia Mundial do Chimpanzé (14 de julho).

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Essa ação de Educação Ambiental tem como objetivo aproveitar a data comemorativa para aproximar o público dos animais, além de sensibilizar as pessoas para a conservação da fauna. O Dia Mundial do Chimanzé relembra a primeira visita de Jane Goodall ao Gombe Stream National Park, em 1960, na Tanzânia. A pesquisadora foi a primeira pessoa a estudar os chimpanzés em seu habitat. A data é muito importante para marcar a importância do conhecimento e da conservação desse grande primata.

Esses presentes, oferecidos com muito carinho pelos profissionais do Zoo, são os chamados enriquecimento ambiental, que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para estimular os comportamentos naturais dos animais. São itens adicionados aos recintos que despertam a curiosidade, a busca por alimentos, maiores períodos de atividade, estímulos aos órgãos do sentido, entre outros benefícios às espécies. Eles ocorrem de forma rotineira no Zoológico Municipal e contribuem para manter altos níveis de qualidade de vida aos animais.

Para participar, basta estar no dia e horário, em frente ao recinto dos chimpanzés, sem necessidade de inscrição.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Sair da versão mobile