Paula Pessoa Secretaria de Educação e Cidadania
A partir desta segunda-feira (10) as escolas da rede de ensino municipal de São José dos Campos entram em recesso escolar, que segue até o dia 23. O atendimento em algumas escolas da educação infantil em período integral é mantido, conforme programação da Prefeitura e da unidade escolar.
Antes do período de férias de julho, as 67 escolas de ensino fundamental integral da rede municipal realizaram, na última semana, reuniões do conselho participativo de classe (CPC), quando apresentaram os resultados de aprendizagem do semestre e discutiram ações coletivas com professores, pais, mães, responsáveis, estudantes e integrantes da equipe gestora.
O conselho faz parte do planejamento letivo das escolas e é o momento para analisar os projetos pedagógicos da rede de ensino municipal e a importância da parceria entre as famílias e as escolas, visando melhorias que beneficiam os alunos.
Na Emefi Eunice Cordeiro dos Santos Rodrigues, na Vila São Geraldo (região norte), Maria Leoni da Costa Silva e Mayla Lizandra Alves Silva, que são mãe e filha respectivamente, participaram juntas e aprovaram a reunião.
“Os conselhos de classe são muito importantes, pois ficamos por dentro do desenvolvimento da turma, resultados alcançados e, o que mais me chamou a atenção, os encaminhamentos pedagógicos para o próximo semestre”, afirmou Maria. “Acho a participação dos pais na escola muito importante e necessária para o sucesso do aluno. Agradeço a oportunidade de participar deste momento com a minha filha.”
“Esse momento na sala de aula com a professora e minha mãe foi muito legal, refletimos o que foi bom e o que não foi e discutimos metas para o resto do ano”, disse Maya, do 4º ano.
Já na Emefi Rosa Tomita, no Jardim São José 2 (região leste), o destaque foi para o protagonismo dos estudantes. Aluna do 9º ano, Lais Vitoria Sena Viana conta que aprendeu ao analisar os pontos fortes e fracos com os professores e deixou um recado aos colegas. “Os alunos não devem ter medo do CPC, pois é um espaço para que os nossos pais vejam nossa evolução.”
“É uma experiência enriquecedora participar de um conselho de classe no qual realmente existe a participação efetiva de representantes de toda a comunidade escolar”, destacou Patrícia Mello, professora de enriquecimento curricular e sala de leitura. “Isso é a vivência real da gestão democrática.”
“O CPC da Emefi Rosa Tomita foi sensacional, nós professores pudemos participar e conduzir de forma clara e com total confiança nosso trabalho”, disse a professora Nadiéli de Fatima Santos Almeida.
MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Educação e Cidadania