Em agenda, Secretaria de Negócios Internacionais destacou as parcerias e a importância da criação de sinergias entre o Estado e município
A Secretaria de Negócios Internacionais esteve em São Carlos nesta semana para uma série de agendas cujo foco foi apresentar o programa de internacionalização do Governo de São Paulo, assim como as ações voltadas para desburocratização, facilitação, promoção comercial e atração de investimentos.
Desembarcando na cidade na terça-feira (1º), o secretário Lucas Ferraz se reuniu com os secretários municipais Luís Antônio Panone, de Desenvolvimento Econômico, e Netto Donato, de Governo, na Prefeitura de São Carlos. Dentre os temas tratado está a necessidade de mapear as oportunidades específicas, no comércio exterior, a partir da vocação de cada região administrativa do Estado. Além das ações da secretaria, em pauta também estavam questões relacionados ao desenvolvimento da infraestrutura do Aeroporto Internacional de São Carlos.
Em seguida, a secretaria participou do “Encontro Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais e o Aeroporto de São Carlos”, na sede do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de São Carlos. Na oportunidade, o secretário de Negócios Internacionais fez uma apresentação aos empresários e autoridades presentes e destacou a importância de promover o diálogo e ouvir as pessoas para que possam ser criadas sinergias entre Estado e município. Em especial, tratou de temas envolvendo medidas de desburocratização para a recepção de novos investimentos estrangeiros, bem como medidas para potencializar o comércio exterior paulista, envolvendo possíveis ações em nível estadual para fortalecer mecanismos de exportação e importação, especialmente o Drawback e o Operador Econômico Autorizado (OEA).
“Estamos aqui em São Carlos apresentando nosso programa de internacionalização, de aumento da inserção internacional do Estado. É uma agenda muito ambiciosa, de promoção comercial e atração de investimento e isso tem tudo a ver com a vocação de São Carlos, que é uma cidade industrializada, com várias universidades, com centros de pesquisa importantes e com vocação tecnológica”, afirmou Ferraz.
Outro tema importante abordado no evento foi o desenvolvimento de uma plataforma eletrônica para conectar principalmente as pequenas e médias empresas, que poderão exportar seus produtos para outras empresas interessadas em mais de 140 países. Este projeto está sendo desenvolvido a partir de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Também participaram do evento os secretários de Governo e Desenvolvimento Econômico da prefeitura, além de Marcos H. dos Santos, diretor do CIESP São Carlos, o vereador Moisés Lazarine, representando a Câmara Municipal, e o Cel. Marcel Moure, CEO da Rede VOA, concessionária do aeroporto de São Carlos, que fez uma apresentação sobre a estrutura do local e as oportunidades de desenvolvimento.
Fechando a agenda no município, na quarta-feira (2), foi realizada uma visita ao ONOVOLAB, um ecossistema independente de inovação na cidade de São Carlos. A SENI foi recebida pelo CEO, Anderson Criativo, e o COO, Leandro Palmieri. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Antônio Panone, também acompanhou a visita. Em pauta, além do impacto social do projeto, a discussão sobre mecanismos disponíveis, por meio de entidades internacionais, para financiamento de ações na área de serviços, com foco em investimentos em startups.
O espaço dedicado à inovação foi inaugurado em 2018 e reúne dezenas de startups e grandes empresas. Durante o tour pelas instalações foi possível conhecer o trabalho realizado, as oportunidades geradas e possibilidades que podem contar com o auxílio do Governo de São Paulo para alavancar o desenvolvimento.