Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Super Merendeiras: alunos experimentam receitas finalistas

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

O projeto “Super Merendeiras” está movimentando as escolas da rede de ensino municipal e tornando a hora da refeição escolar ainda mais divertida. Nesta terça-feira (8), quatro escolas incluíram no cardápio as receitas de suas merendeiras participantes da competição, para que os alunos conhecessem e saborearessem.

Nos dias 10 e 16 deste mês, a degustação continua em outras quatro escolas finalistas. O concurso inédito de receitas das merendeiras teve oito receitas selecionadas para a semifinal, com sete escolas municipais representadas, nas duas categorias (doce e salgado). 

A disputa saudável e saborosa tem o objetivo de valorizar o trabalho das merendeiras da rede de ensino municipal e destacar como a alimentação adequada desempenha um papel importante no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. 

Degustação

Segundo a equipe técnica da merenda escolar que acompanhou o concurso nas escolas, o primeiro dia de degustação foi emocionante, com destaque para o envolvimento das crianças e alunos na torcida pelas receitas que representam suas escolas e com todo carinho dedicado às cozinheiras. 

As quatro escolas que realizaram degustação foram: Emei Benedito Carvalho dos Santos (Centro), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro) e Emefi José Frederico Marques (Campo dos Alemães). 

Além dos ingredientes da merenda escolar, as cozinheiras capricharam no carinho e no afeto nos pratos. Nesta quinta-feira (10), outras três escolas que terão degustação são: Emefi Mariana Teixeira Cornélio (Jardim Cornélio), Emefi José Frederico Marques (Campo dos Alemães) e Emefi Silvana Maria (Jardim Cerejeiras). No dia 16 será a vez da turma da Emefi Maria Ofélia (Jardim Limoeiro) experimentar e torcer pela candidata da escola. 

As receitas e os nomes das participantes serão divulgados ao final da competição respeitando os critérios.

Aprendizado saboroso

A comunidade escolar pode conhecer e experimentar as receitas culinárias e também realiza uma atividade pedagógica sobre o principal ingrediente de sua receita destacando a importância nutricional. O objetivo da ação é incentivar a torcida da escola e envolver a comunidade escolar, além de conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável desde a infância. 

Em setembro, os pratos serão apresentados a um júri de convidados que irá definir as finalistas. O concurso Super Merendeiras envolve também as escolas infantis da rede parceira (Cedin, Cecoi e entidades), que podem inscrever receitas até o dia 10 de agosto por formulário online.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Sair da versão mobile