NOTÍCIAS

Cidade recebe plantios de árvores em diversas regiões

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, neste mês, os plantios de árvores nativas em diversas regiões da cidade. A ação integra o cronograma iniciado em 5 de junho deste ano, que prevê 5.000 novas árvores em 2023.

O objetivo é levar para todo o município plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana.

Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

Viveiro de mudas no Parque da Cidade | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Quer uma árvore?

As pessoas podem solicitar à Prefeitura que seja plantada uma árvore em frente de sua casa. Para isso, o pedido deve ser feito pelo 156 ou PrefBook. O programa “Arboriza São José” indica as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, compatíveis com os espaços livres nos passeios.

Equipes técnicas realizam vistorias para avaliar se o local está apropriado a receber uma árvore, e também apresentam um catálogo com as opções disponíveis para o municípe. Após a abertura dos berços nas calçadas, é feito o plantio de grama amendoim ao redor das mudas para ajudar a proteção do solo.

Catálogo de mudas é apresentado de forma didática à população | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Desenvolvimento sustentável 

Nesta semana, o empreendedor Renato Duarte participou do plantio de duas árvores em frente à sede de sua empresa, localizada no Chácaras Reunidas, região sul da cidade. 

Para ele, as árvores não só vão embelezar a faixada do estabelecimento, mas também criam uma cultura de sustentabilidade para os funcionários. “Nós aderimos ao plantio pois é uma iniciativa que vai muito ao encontro com os princípios de ESG (governança ambiental, social e corporativa). Acreditamos que é importante multiplicar essa consciência de preservação do meio ambiente junto aos colaboradores, para que eles levem essas práticas no trabalho e em casa.” 

Renato Duarte durante o plantio | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Além do Chácaras Reunidas e Jardim Alvorada, que já receberam os plantios, os bairros Jardim Oriente, Jardim Morumbi, Jardim Portugal, Jardim Estoril, Vila Industrial, Jardim Nova Michigan 1 e 2, Jardim das Paineiras 2, São Judas Tadeu, distrito de Eugênio de Melo, Jardim São Dimas, Altos de Santana e Santana serão os próximos a receber novas árvores.

Cadastro

Ao serem plantadas, as árvores já recebem uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet. 

Por meio dessa leitura, o munícipe tem acesso a informações como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica. Além disso, é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura.

Essas informações também podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.

Placa de identificação com QR Code | Foto: Claudio Vieira/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *