NOTÍCIAS

São Francisco celebra 131 anos com tradição do bolo comunitário

Beatriz Rosa


Secretaria de Governança

Bolo de metro recheado com doce de leite, final de torneio de futebol e uma edição especial do Conexão Juventude foram as atrações dos 131 anos do distrito de São Francisco Xavier, na região norte de São José dos Campos, neste domingo (20). 

A praça Cônego Antônio Manzi, no centro do distrito, foi o palco principal das festividades. No entorno de suas alamedas, foram montados espaços com diversos serviços e atividades recreativas voltadas para crianças e adultos. E teve até disputa do melhor tempo em cima do touro mecânico. Todo mundo se divertiu.

“Até eu caí na brincadeira”, disse o domador de cavalos Hudson Antunes Silva de Almeida, 25 anos, que se aventurou no touro mecânico. A família e os amigos acompanharam o desempenho de Hudson que foi desafiado a domar o touro mecânico. “É uma boa. Uma diversão para todos. Mas é difícil domar esse touro”, disse.

E para comemorar os 131 anos, teve parabéns e a tradicional distribuição do bolo de aniversário preparado por voluntários das famílias Dias e Rosa. Foram produzidas 40 formas de bolo que levaram mais de 25 quilos de doce de leite no recheio. Um bolo comunitário que contou com a doação de todos os mantimentos do preparo por moradores e comerciantes do distrito.

Um bolo que preserva a identidade e a história do distrito por meio da doação e do voluntariado. Aos 9 anos, Ana Bela Moura Marques Ribeiro, moradora do distrito, soprou as velas dos 131 anos e ganhou o primeiro pedaço de bolo. Ela era a primeira da fila que se formou ao longo da praça à espera do bolo. Sua mãe, Rosilene, ficou surpresa com o entusiasmo de sua filha. “O bolo é uma tradição e até as crianças já sabem disso. E bolo é sempre motivo de festa para elas”, disse.

O pecuarista Luiz Paulo da Silva, 68 anos, também mantém a tradição dos festejos no distrito e percorre 12 quilômetros para participar da festa. “Vim de longe. Desci a serra de Lavras para trazer a família para comer bolo. Essa festa tem que continuar. A vida está difícil, então tem que ter festa”, disse.

Para ele, o bolo é a grande atração de aniversário. “Não existe festa sem bolo. E nós vamos ficar aqui até encher a barriga”, brincou ao retornar para a fila para pegar mais um pedaço de bolo.

E teve emoção também na final da Copa Popular disputada entre a equipe do Santa Bárbara e o União Monteiro. Mais de 200 atletas participaram do torneio que durou três meses e foi encerrado neste domingo. A equipe do União Monteiro levou a taça de campeão.

Durante as comemorações também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, designer de sobrancelha e maquiagem, avaliação física pela equipe do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), além de atividades de entretenimento, como jogos de realidade virtual, brinquedos infláveis, cabine de fotos, rua de lazer, caricatura, capoeira, games e distribuição de pipoca e algodão doce.

A Secretaria de Saúde também esteve presente no evento com suas equipes prestando informações sobre ISTs/Aids e orientações sobre as arboviroses, sobretudo os cuidados com a dengue.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *