Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

São Francisco celebra 131 anos com tradição do bolo comunitário

Beatriz Rosa


Secretaria de Governança

Bolo de metro recheado com doce de leite, final de torneio de futebol e uma edição especial do Conexão Juventude foram as atrações dos 131 anos do distrito de São Francisco Xavier, na região norte de São José dos Campos, neste domingo (20). 

A praça Cônego Antônio Manzi, no centro do distrito, foi o palco principal das festividades. No entorno de suas alamedas, foram montados espaços com diversos serviços e atividades recreativas voltadas para crianças e adultos. E teve até disputa do melhor tempo em cima do touro mecânico. Todo mundo se divertiu.

“Até eu caí na brincadeira”, disse o domador de cavalos Hudson Antunes Silva de Almeida, 25 anos, que se aventurou no touro mecânico. A família e os amigos acompanharam o desempenho de Hudson que foi desafiado a domar o touro mecânico. “É uma boa. Uma diversão para todos. Mas é difícil domar esse touro”, disse.

E para comemorar os 131 anos, teve parabéns e a tradicional distribuição do bolo de aniversário preparado por voluntários das famílias Dias e Rosa. Foram produzidas 40 formas de bolo que levaram mais de 25 quilos de doce de leite no recheio. Um bolo comunitário que contou com a doação de todos os mantimentos do preparo por moradores e comerciantes do distrito.

Um bolo que preserva a identidade e a história do distrito por meio da doação e do voluntariado. Aos 9 anos, Ana Bela Moura Marques Ribeiro, moradora do distrito, soprou as velas dos 131 anos e ganhou o primeiro pedaço de bolo. Ela era a primeira da fila que se formou ao longo da praça à espera do bolo. Sua mãe, Rosilene, ficou surpresa com o entusiasmo de sua filha. “O bolo é uma tradição e até as crianças já sabem disso. E bolo é sempre motivo de festa para elas”, disse.

O pecuarista Luiz Paulo da Silva, 68 anos, também mantém a tradição dos festejos no distrito e percorre 12 quilômetros para participar da festa. “Vim de longe. Desci a serra de Lavras para trazer a família para comer bolo. Essa festa tem que continuar. A vida está difícil, então tem que ter festa”, disse.

Para ele, o bolo é a grande atração de aniversário. “Não existe festa sem bolo. E nós vamos ficar aqui até encher a barriga”, brincou ao retornar para a fila para pegar mais um pedaço de bolo.

E teve emoção também na final da Copa Popular disputada entre a equipe do Santa Bárbara e o União Monteiro. Mais de 200 atletas participaram do torneio que durou três meses e foi encerrado neste domingo. A equipe do União Monteiro levou a taça de campeão.

Durante as comemorações também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, designer de sobrancelha e maquiagem, avaliação física pela equipe do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), além de atividades de entretenimento, como jogos de realidade virtual, brinquedos infláveis, cabine de fotos, rua de lazer, caricatura, capoeira, games e distribuição de pipoca e algodão doce.

A Secretaria de Saúde também esteve presente no evento com suas equipes prestando informações sobre ISTs/Aids e orientações sobre as arboviroses, sobretudo os cuidados com a dengue.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

Sair da versão mobile