NOTÍCIAS

Encontros estimulam o consumo de plantas não convencionais

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Colaboração da estagiária Rayane Ricardo

Com o objetivo de estimular a alimentação saudável e o desenvolvimento de habilidades culinárias para a prevenção de doenças, a Prefeitura de São José dos Campos reuniu 70 pessoas na Casa do Café, nesta sexta-feira (1º), para mais uma roda de conversa sobre plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como pancs.

Os encontros são realizados mensalmente. Cada reunião aborda plantas diferentes, apresentando o valor nutricional e os modos de consumo, cultivo e degustação. Os participantes do evento geralmente visitam a horta modelo e recebem mudas da planta discutida no mês, o que amplia o acesso ao consumo desses alimentos.

O destaque desta vez foi o tupinambo (Helianthus tuberosus). Os rizomas representam a principal parte comestível, mas as folhas e flores também podem ser consumidas.

Os rizomas do tupinambo fornecem proteínas, fibras, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro, além de conferir atividade prebiótica devido à presença de inulina (fibra solúvel) em quantidade significativa, auxiliando no controle glicêmico e na manutenção da microbiota intestinal saudável.

O tupinambo auxilia no controle glicêmico | Foto: PMSJC

Prevenção

Pela primeira vez participando da roda de conversa, Solange Aparecida de Souza Marques Guimarães, que mora no Freitas, na região norte, elogiou a iniciativa. “Já conheço algumas pancs, e aprendi bastante hoje. Quanto mais informações tivermos, melhor será para nossa saúde. A Prefeitura está de parabéns por estimular a alimentação saudável da população.”

Nutricionistas da Prefeitura: 31 de agosto foi o dia delas | Foto: PMSJC

Reconhecimento

Recentemente, as ações da Prefeitura em prol da alimentação saudável da população foram reconhecidas nacionalmente. No dia 18 de julho, durante o 37º Congresso do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), a saúde pública do município foi premiada com o trabalho científico Intersetorialidade e Nutrição: Saúde e Sustentablidade – Construção de Cidade Saudável em São José dos Campos.

O projeto joseense foi incluído entre os 73 premiados pelo júri técnico do congresso, que avaliou 536 experiências selecionadas para a mostra nacional. Uma das ações selecionadas para o trabalho premiado é a roda de conversa sobre pancs.

PANC: São José é premiada por rodas de conversa

Encontros também contam com visita à horta modelo | Foto: PMSJC

Pancs

  • As pancs representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos
  • O consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura
  • O resgate do consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável
  • Mais informações e receitas no folder, na cartilha e na playlist de vídeos


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *